Mudança em lei permite descontos permanentes para pagamento de tributos

Publicado em 17/10/2015, às 17h02
-

Redação

Alteração em lei permite descontos permanentes para contribuintes (Crédito: Divulgação/Secom Maceió)

Por meio de uma alteração no artigo 195 da Lei nº 4.486/96, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal, a Prefeitura de Maceió retoma a oferta de descontos para atrair os contribuintes que querem sair da Dívida Ativa do Município e aumentar a arrecadação tributária.

Com a nova redação do artigo, a facilitação para a regularização tributária passou a ser permanente e, durante todo este mês, os inadimplentes podem contar com descontos de até 80% sobre juros e multas no pagamento de tributos, a exemplo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviço (ISS) e da Taxa de Localização.

“A mudança no Código Tributário é diferente do Prefis – Programa de Recuperação Fiscal – , implantado no ano passado, com o mesmo objetivo, mas que teve período de vigência predeterminado. A alteração é de caráter permanente. A qualquer tempo, quem quiser negociar suas dívidas obterá o desconto”, explica o secretario municipal de Finanças, Gustavo Novaes.

“Quitar os débitos em outubro é uma boa saída para regularizar a situação com o Município e evitar futuros constrangimentos, uma vez que a Prefeitura de Maceió estabeleceu uma parceria com cartórios para iniciar a negativação dos contribuintes inadimplentes, o que poderá acarretar num custo mais elevado para o cidadão, além do inconveniente de eventual restrição ao crédito”, alerta o secretário.

No mês de outubro, descontos sobre os juros e multas chegam a 80%, quando o pagamento da dívida é feito a vista. Para quem pagar a prazo, o desconto é escalonado: em 12 meses, 70%; em 24 meses, 60%; em 36 meses, 50%; em 48 vezes, 40%; quem optar por parcelar em 60 meses terá 30% de desconto. A partir de novembro, o desconto praticado será de 10% a 60% nas multas e juros, a depender do parcelamento. A alteração foi proposta pelo prefeito Rui Palmeira e foi prontamente aprovada pela Câmara de Vereadores de Maceió.

Os contribuintes poderão se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças (SMF) ou acessar o site do órgão para fazer uma simulação das parcelas e obter o valor do pagamento com desconto.

Em recente entrevista, o prefeito Rui Palmeira afirmou que a medida visa, sobretudo, não interromper serviços, nem penalizar a população. “Os investimentos não podem parar. Pensando nisso, ampliamos a possibilidade de negociação com a SMF. Ganham os contribuintes, com desconto significativo e ganha a população. Esse é o caminho para construir a Maceió melhor que todos nós queremos”, comentou.

A simulação de pagamento pode ser feita através do Portal do Contribuinte, no www.smf.maceio.al.gov.br/prefis, na sede da SMF, localizada na Rua Pedro Monteiro, nº47, no Centro e nas demais unidades de atendimento: Já’s dos Shopping Farol e Pátio Maceió, e no Centro de Acordos e Cobrança Extrajudicial e Judicial (CACEJ), localizado no Shopping Miramar.



Fonte: Secom Maceió


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer