Mudança na emissão da amarelinha não altera data de pagamento, afirma Detran

Publicado em 30/01/2018, às 11h38

Redação

As mudanças no envio da guia de licenciamento do veículo (amarelinha) pelo Detran de Alagoas não alteraram a data de pagamento do documento, como muitos motoristas vem sendo informados pelas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

A partir deste ano, em vez de receber a guia em casa, o proprietário do veículo deve emitir a amarelinha pela internet, neste link aqui. Mas essa foi a única mudança. A data de pagamento segue o calendário do emplacamento, conforme a placa de cada carro. Confira abaixo.

Final da placa                      Prazo

1 e 2                                      28/02/2018

3 e 4                                      29/03/2018

5 e 6                                      30/04/2018

7 e 8                                      30/05/2018

9 e 0                                      29/06/2018

Em que casos o vencimento fica para dia 31 de janeiro?


O que vem deixando muita gente confusa é que, ao emitir a guia pela internet agora em janeiro, o proprietário percebe que a data de pagamento é dia 31, esta quarta. Segundo o Detran informou ao TNH1, só paga nessa data quem quiser antecipar o valor da amarelinha. Diferente do IPVA, não há desconto para a antecipação.

Quem prefere pagar amarelinha e IPVA posteriormente, faz a emissão em uma data mais próxima da determinada no calendário.

“Se o usuário entrar no sistema para emitir a guia, o sistema entende que ele quer antecipar o pagamento, e o vencimento fica para o final daquele mês. Se ele emitir em fevereiro, por exemplo, o pagamento vai ficar para 28 de fevereiro”, explicou o órgão, por meio da assessoria de imprensa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar