Mulher é presa em flagrante durante operação contra maus-tratos a pessoa idosa

Publicado em 22/10/2025, às 16h52
- Ascom SSP

Redação

Ler resumo da notícia

Uma mulher foi presa em flagrante durante a Operação Virtude, que investiga crimes contra pessoas idosas. A prisão foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Durante a Operação, um idoso foi resgatado em estado de abandono, com ferimentos graves na pele, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, após denúncia recebida pelo Disque 181, informando possíveis maus-tratos no Conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegar ao local, a guarnição da Polícia Militar bateu à porta da residência, mas não foi atendida.

Vizinhos confirmaram a denúncia, relatando que o idoso, inválido e sem capacidade de locomoção, era deixado sozinho pelos filhos durante todo o dia. Segundo os moradores, há meses não viam a vítima à porta de casa e, nos últimos dias, sequer ouviam sua voz - antes comum pela manhã, quando pedia por água e alimentação.

Diante dos relatos, os policiais estavam prestes a arrombar a porta quando a filha do idoso chegou ao local. Com o consentimento dela, os agentes entraram na residência e encontraram o idoso deitado em uma cama, totalmente sem forças e com diversas feridas pelo corpo. A vítima reclamava de fome e sede.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi acionado e realizou o resgate, encaminhando o idoso à UPA da Santa Lúcia, onde recebeu atendimento médico imediato. Os socorristas identificaram que as feridas eram escaras - lesões típicas de negligência e falta de cuidados básicos.

Durante a ocorrência, outro filho da vítima, um jovem de 18 anos recém-completados, também chegou à residência e acompanhou o pai até a unidade de saúde, conforme exigência da UPA para atendimento de idosos.

Na ação, os policiais militares identificaram indícios de negligência familiar. A filha do idoso, responsável pelos cuidados, recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, no bairro da Mangabeiras, para os procedimentos legais cabíveis.

A intervenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) visa à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A OPERAÇÃO

Esta é a 5ª edição da Operação Virtude, realizada durante o mês de outubro para reforçar ações de combate à violência contra pessoas idosas em todo o país. Nesta quarta-feira (22), é considerado o “Dia D” da ação.

A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e, em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A operação investiga denúncias de maus-tratos, abandono e outras formas de violação de direitos registradas pelo Disque 100.

A delegada Rebecca Cordeiro destacou a importância da Operação Virtude para a atuação conjunta dos órgãos de segurança e justiça:

“A operação representa um momento fundamental para reunirmos esforços para atuarmos de forma integrada e estratégica, com o objetivo de enfrentar de maneira eficaz a violência, promovendo a proteção e a garantia dos direitos das vítimas”, afirmou.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cerca de 44 quilos de drogas são apreendidos na primeira semana de fevereiro em Alagoas Briga de vizinhos por causa de cigarro mobiliza policiais: "Meter esse pau em você" Funcionária de spa é presa por desviar dinheiro de caixa em Arapiraca Motociclista é detido por usar escapamento irregular e pertubar o sossego alheio