Mulher sofre AVC durante sexo oral; devemos ter medo de um orgasmo?

Publicado em 13/03/2019, às 21h15
Reprodução/BBC -

Viver Bem

Uma mulher sofreu um AVC hemorrágico depois de ter um orgasmo durante o sexo oral. O caso aconteceu no Reino Unido e as informações foram publicadas no periódico BMJ.

LEIA TAMBÉM

A paciente de 44 anos, que não teve o nome revelado, ficou inconsciente durante a transa e acordou com uma forte dor de cabeça. Ao chegar ao hospital, ela classificou o incômodo em 6, numa escala de 0 a 10.

Os médicos identificaram que ela estava com uma hemorragia subaracnoide, provocada por um aneurisma, seguido de um acidente vascular cerebral. O artigo ressalta ainda que, após 15 dias, a mulher teve alta e saiu sem sequelas do hospital.

Como pode ocorrer AVC durante o sexo?

Embora seja pouco provável uma pessoa ter um AVC durante o ato sexual, o fenômeno pode ocorrer, sim. "Qualquer esforço físico de grande intensidade aumenta o risco do problema. Um derrame pode acontecer durante o sexo, um treino ou até mesmo ao fazer força para defecar e outras situações de pressão que podem levar a um rompimento de um aneurisma", explica Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas.

Mas, calma, não é porque você está fazendo sexo --ou cocô -- que você vai ter um AVC. Tem risco maior de sofrer o problema, pessoas que sofrem com hipertensão, fumantes, obesos, sedentários, diabéticos e que possuem herança genética para desenvolver o derrame.

O que é um aneurisma?

O aneurisma é como uma "bexiga" que se forma na parede da artéria e, conforme vai aumentando a pressão interna, ela rompe causando o AVC hemorrágico. Assim como a britânica, o sinal mais comum é uma forte dor de cabeça --uma dor que nunca foi sentida na vida --durante alguns segundos, seguido por sintomas de confusão.

Ao perceber os sintomas, o mais indicado é que a pessoa procure rapidamente um hospital, já que em 50% dos casos é fatal, segundo Porto. "Uma das causas do AVC hemorrágico é o aneurisma, se a pessoa não é levada rapidamente ao hospital pode ter sequelas graves ou óbito", finaliza.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos