Revista Crescer
Doris Grünwald e Jessica Baumgartner, da Áustria, descobriram que foram trocadas na maternidade e se encontraram pela primeira vez após 35 anos. As duas nasceram prematuramente no mesmo hospital em outubro de 1990, segundo traduções do jornal austríaco Kronen Zeitung e da emissora pública ORF. No entanto, pouco depois do parto, Doris e Jessica foram trocadas e acabaram indo para casa com os pais biológicos uma da outra.
LEIA TAMBÉM
Foi somente ao doar sangue em 2012 que Doris descobriu que não tinha parentesco biológico com os pais Evelin e Josef Grünwald, de acordo com a BBC News. Mas, durante anos, a outra família não foi encontrada. Isso mudou depois que Jessica engravidou e também descobriu que não era filha biológica de seus pais devido ao seu tipo sanguíneo, que não correspondia ao de nenhum deles.
Um médico com quem ela conversou na época trouxe à tona o caso não resolvido envolvendo Doris. Logo depois, Jessica e Doris se conectaram pelo Facebook. Mais tarde, elas se encontraram pessoalmente pela primeira vez — e um encontro recente das duas famílias foi filmado pela rede de TV austríaca ORF. "Nos demos bem imediatamente. Foi uma sensação indescritivelmente boa", disse Doris ao veículo.
A mãe biológica de Doris disse que passou por um "turbilhão emocional" após saber da confusão. "Meu primeiro pensamento foi que Jessica sempre seria nossa filha. E quando vi Doris, achei que ela era um amor", disse Monika Derler. A mãe biológica de Jessica também comemorou o fato de terem mais uma filha. "Para mim, minha família acabou de crescer e finalmente tenho certeza", afirmou.
'Não estou brava com ninguém'
Gebhard Falzberger, gerente de operações do hospital onde ocorreu a troca, pediu desculpas pela confusão. "Lamentamos profundamente que esse erro tenha sido cometido na época", disse ele. Em 2016, um advogado ajudou os Grünwalds a obter uma indenização do hospital e também os aconselhou a adotar Doris. Os Derlers também estão buscando adoção e indenização.
Mas nem Doris nem Jessica se debruçam sobre a troca mais de três décadas depois. "Não importa para mim quando exatamente a confusão aconteceu. Não estou brava com ninguém, nem com a enfermeira nem com ninguém — ninguém faz algo assim de propósito, por favor", disse Jessica.
LEIA MAIS