Multas por infrações ambientais chegam a 300 mil reais na última semana

Publicado em 30/03/2021, às 18h34
Divulgação / IMA -

Ascom IMA-AL

Na semana passada, entre os dias 23 a 26, a equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), totalizou R$321.715,59 mil em multas por infrações ambientais. A maioria das irregularidades, cerca de 56%, ocorreu devido à falta de licença ambiental. Esta, é uma exigência legal para a instalação e operação de atividades ou empreendimentos.

LEIA TAMBÉM

A maior parte dos estabelecimentos multados, sem licença ambiental, são pousadas e condomínios localizados nos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas. Cada infração foi em torno de 14 mil reais.

Outras irregularidades encontradas durante as ações da semana anterior, foram o lançamento de efluentes a céu aberto, reformas sem autorização, acondicionamento irregular de resíduos sólidos e a ausência da Manifestação de Transporte de Resíduos (MTR).

Licenciamento ambiental é feito totalmente online

As multas e embargos em razão do funcionamento ou instalação de empreendimentos e atividades sem o licenciamento ambiental, como nos casos citados, podem ser evitados com a devida regularidade junto ao órgão ambiental.

A emissão de licença ambiental, além da obrigatoriedade, possibilita que o IMA avalie os empreendimentos e atividades que podem causar impactos à natureza. Com isso é possível o planejamento e as ações de monitoramento para a preservação dos recursos naturais.

“O licenciamento ambiental tem o intuito de minimizar riscos ao meio ambiente, também estabelece o controle sobre as atividades possivelmente poluidoras e degradadoras”, destaca Sérgio Godoy, Gerente de Licenciamento (Gelic) do Instituto.

Desde o protocolo do pedido de licenciamento até a emissão da licença ambiental são feitas online. Dessa forma o interessado não precisa se deslocar até a sede do IMA, o que torna ainda, o atendimento mais ágil e prático. 

A solicitação e o acompanhamento devem ser feitos através do Portal Ambiental: https://licenciamento.ima.al.gov.br/. O Instituto também disponibiliza o Whatsapp para sanar possíveis dúvidas: (82) 98833-9407 opção 2.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática