Pedro Acioli*
Múltiplos golpes de faca e brutalidade. É o que mostra o vídeo do circuito interno de segurança da casa onde Jean Lopes Morais de Souza assassinou a babá dos filhos dele, Inaianne da Costa Silva, de 27 anos. As câmeras registraram o momento do homicídio. O caso ocorreu nessa segunda-feira (13), no bairro da Santa Lúcia, em Maceió, e chocou todo o país. O vídeo foi exibido com exclusividade pela TV Pajuçara/Record.
LEIA TAMBÉM
O homem, de 32 anos, foi preso horas depois, na casa da própria mãe, no bairro Antares. Segundo o delegado Emanuel Rodrigues, responsável pelo caso, o suspeito tem histórico de comportamento agressivo e não aceitava o fim do relacionamento de 13 anos, encerrado há três meses. A ex-companheira já havia registrado boletim de ocorrência contra ele e obteve na Justiça uma medida protetiva.
As imagens mostram o homem entrando na residência utilizando um capacete de motociclista e com um macacão cobrindo todo o corpo, enquanto a babá o acompanha com uma mamadeira nas mãos e eles conversam. Em seguida, Jean vai passando pelos cômodos, entra em um dos quartos e não é mais avistado pelas câmeras.
Na sequência, as imagens já mostram Inaianne sendo derrubada e esfaqueada. A funcionária ainda tenta lutar para se defender, mas Jean desfere diversas facadas contra ela. Após o crime, ele deixa a residência andando lentamente. As imagens são fortes:
Outras imagens de câmeras de segurança da rua onde aconteceu o homicídio revelam que a vítima ainda foi até a porta de outras residências pedir por ajuda, antes de morrer. Ela foi encontrada na calçada com múltiplos ferimentos.
Imagens contrariam depoimento
O homem revelou em depoimento à polícia que teria assassinado a mulher em legítima defesa e que ela teria partido para cima dele. De acordo com Jean, ao chegar ao local, informou que estava ali para buscar as crianças, mas Inaianne teria se recusado a entregá-las. A negativa teria dado início a uma discussão entre os dois, que, segundo ele, evoluiu para agressões físicas. Ainda na versão dele, Jean afirma que matou a babá em legítima defesa.
"A partir do momento que ela veio para cima de mim, eu me defendi. Foi tipo legítima defesa, ela partiu para cima de mim. A gente entrou em conflito. [...] Então, em legítima defesa eu me defendi e defendi meus filhos”, alegou no depoimento.
Jean chegou a dizer que tomou a faca das mãos dela, porém o que é possível ver em todo momento das imagens é que a cuidadora das crianças estava apenas segurando uma mamadeira.
Roupa utilizada como disfarce
Ainda segundo o suposto autor, as roupas utilizadas não foram utilizadas para realizar um crime e não ser reconhecido, mas sim para chegar disfarçado e não ser reconhecido pelos vizinhos e populares da região.
“Se os vizinhos me vissem não iam deixar [entrar na casa]. Eles sabiam que eu não podia entrar lá. E eu também sabia", afirmou Jean.
O caso
A mulher tinha sido contratada há cerca de cinco dias para trabalhar cuidando das crianças, que são filhas do suspeito com a dona da casa. A suspeita é que a motivação seja uma forma de retaliação contra a ex-companheira.
O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado para realizar a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) para a retirada do corpo.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS