Município do interior de AL registra até 3 golpes virtuais por dia; delegado cita casos de "falsos advogados"

Publicado em 29/01/2026, às 09h35
- Pexels

Redação

Ler resumo da notícia

O número de golpes virtuais no município de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, tem aumentado nas últimas semanas, de acordo com o delegado Rômulo Andrade, responsável pela segurança da região. O crime conhecido como "golpe do falso advogado" também continua sendo registrado, o que reforça o alerta à população sobre os cuidados para dar resposta aos suspeitos que enviam, em forma de texto, mensagens via aplicativo.

LEIA TAMBÉM

"A gente recebe dois ou três casos por dia de pessoas que foram vítimas de golpes digitais.  No caso do golpe do falso advogado, os golpistas sempre entram em contato com número diferente, mas com a foto do escritório, e do próprio advogado, que a vítima contratou. Sempre vêm trazer boas notícias, como uma sentença do processo que saiu, que foi deferida, e que você ganhou alguma indenização", iniciou.

"Eles pedem pra fazer uma chamada de vídeo, pedem para que a pessoa acesse a conta bancária, e citam que o STJ e o Tribunal de Justiça vão fazer uma ligação por vídeo para a vítima. O Tribunal não se comunica pedindo dinheiro ou dados bancários. Isso é golpe. Se acontecer esse contato, de você receber uma mensagem do escritório de advocacia que contratou, faça a autenticação reversa. Ligue você mesmo, no número que você tem na agenda, do seu advogado. Por ligação de voz, converse com ele e confirme as informações", complementou Andrade.

Ainda segundo o delegado, os advogados também são orientados a entrar en contato com os clientes por meio de ligação de áudio ou de vídeo.

"A gente orienta que os advogados sempre entrem em contato com os clientes por ligação de voz ou de vídeo. Não mande mais mensagens de texto, pois os golpistas estão se passando por vocês para causar danos às vítimas", reforçou.

Como os criminosos agem?

Os golpistas se passam por advogados ou defensores públicos e entram em contato com vítimas que aguardam decisões judiciais, com a solicitação do pagamento de falsas taxas processuais por meio de aplicativos de mensagens.

As fraudes em Alagoas já causaram prejuízos financeiros significativos às vítimas, cujo patrimônio vem sendo severamente afetados. A estimativa é de que os criminosos tenham arrecadado cerca de R$ 150 mil com o tipo de golpe, até julho de 2025.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher desaparecida em Maceió: polícia investiga fotos que circulam nas redes Morte de corretora: veja o que o síndico diz após confessar o crime Investigado por estupro de vulnerável em Curitiba é preso no interior de Alagoas Foragido por homicídio é preso em Alagoas dirigindo carro clonado e sem CNH