Municípios receberam do Governo de AL mais 66.450 doses para vacinação

Publicado em 22/05/2021, às 11h51
Carla Cleto -

Agência Alagoas

Os municípios alagoanos já receberam do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o total de 66.450 doses, sendo 55.920 da AstraZeneca e 10.530 da Pfizer para a imunização por idade simples das pessoas que têm 59 e 58 anos de idade. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM

Tanto o governador Renan Filho quanto o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, publicaram em suas redes sociais um informativo sobre a quantidade de doses destinadas às gestões municipais. Até a última sexta-feira (21), 39.195 doses das vacinas já haviam sido disponibilizadas às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Conforme a atualização deste sábado (22) do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, os municípios alagoanos continuam retirando os imunizantes após a realização do agendamento em redefrioalagoas@gmail.com ou creadiarapiraca@gmail.com.

De posse dos imunizantes, as Secretarias Municipais de Saúde irão avançar ainda mais com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, vacinando pessoas com 59 e 58 anos de idade. Para isso, serão utilizadas doses da AstraZeneca nos 102 municípios alagoanos, e vacinas da Pfizer em Maceió e Arapiraca.

As doses da vacina Pfizer são exclusivamente para as cidades de Maceió e Arapiraca por causa das condições específicas de acondicionamento do imunobiológico. Isso porque, ele deve estar congelado em temperatura -25° a -15° Celsius ou -80° a -60° Celsius, e somente esses dois municípios estão em condições de armazenar dessa forma.

Das 1.285.180 doses recebidas por Alagoas e enviadas pelo Ministério da Saúde, a Sesau já distribuiu mais de 1 milhão de imunizantes aos municípios alagoanos. Foram aplicadas, até o momento, 868.874 doses, sendo 606.073 em pessoas vacinadas com a primeira dose e 262.801 que completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vítimas de picada de cobra podem sofrer AVC mesmo após receber soro AGU derruba 18 grupos no Telegram após descoberta de esquema com documentos falsos Anvisa manda apreender produtos de marca United Labz que vendia tirzepatida e retatrutida no Brasil Anvisa aprova nova caneta emagrecedora à base de semaglutida