Museu da Língua Portuguesa deve reabrir ao público somente em 2019

Publicado em 12/12/2016, às 15h30
-

Redação

O Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em dezembro do ano passado, deverá abrir ao público só em 2019, após as obras de restauração. A reconstrução do espaço foi anunciada nesta segunda-feira, 12, pelo governo do Estado e custará R$ 65 milhões. Já as obras de restauro das fachadas e esquadrias da Estação da Luz começam neste mês. 

LEIA TAMBÉM

O valor de investimento da iniciativa privada será de R$ 36 milhões. Participam da "aliança solidária" em prol do museu a portuguesa EDP, o Itaú e o Grupo Globo. 

O projeto de restauração das fachadas já foi aprovado pelos três órgãos de patrimônio histórico - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). As intervenções terão duração de 12 meses. 

O governo do Estado informou que o arquiteto Pedro Mendes da Rocha - que participou do projeto original do museu, junto com Paulo Mendes da Rocha - será o responsável pelas adaptações necessárias no projeto de arquitetura.

A reconstrução será baseada no projeto original, mas serão contempladas adaptações "relativas a adequação às mudanças na legislação e à experiência de uso do prédio durante seus dez anos como museu".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer