Mutirão de limpeza mobiliza voluntários na praia da Pajuçara, em Maceió

Publicado em 09/11/2025, às 15h36
- Marcela dos Anjos/IMA

Redação

“Cada resíduo recolhido simboliza uma atitude de respeito à natureza e às futuras gerações”. Essa foi a afirmação de Ykson Emery, gerente de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), durante o mutirão de limpeza realizado neste sábado (8), na praia da Pajuçara, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

A ação fez parte do “Praia Arretada de Limpa”, evento promovido pela Equatorial Energia Alagoas, em parceria com IMA/AL, por meio do projeto “Nossa Praia”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos.

A união entre as instituições é fruto de um termo de cooperação técnica firmado neste ano com o objetivo de promover ações de educação ambiental e sustentabilidade no estado de Alagoas.

Para Diego Souza, engenheiro ambiental da Equatorial, mobilizações como essas são necessárias para reverter o cenário de emergência climática atual. “É um evento que visa educação ambiental e o apoio do IMA/AL, com sua expertise técnica, tem sido fundamental para que a gente consiga defender e proteger o meio ambiente”, destacou.

Com a participação massiva de colaboradores da Equatorial, o IMA/AL disponibilizou materiais de apoio, como luvas e sacolas coletoras, para garantir segurança e organização durante a coleta.

Helena Coelho, 9 anos, acompanhou a mãe pela primeira vez no mutirão e participou ativamente da coleta. “Eu achei muito legal, recolhi madeira, vidro, plástico e um monte de coisas”, disse ela orgulhosa, com sua sacola cheia. “Lugar de lixo é no lixo”, acrescentou.

No total, mais de 48 kg de resíduos foram recolhidos em 150 metros de faixa de areia que foram percorridos durante o evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

IMA entrega premiação de jornalismo; integrante do TNH1 vence categoria estudante Veja quais pontos estão próprios ou não para banho no litoral de Alagoas APA do Catolé sofre invasões, e Casal emite alerta ambiental MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês