Na pandemia, Alagoas mais que triplica a quantidade de leitos hospitalares

Publicado em 08/10/2020, às 11h15
Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em abril deste ano, um mês após o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no estado, Alagoas possuía 365 leitos hospitalares públicos, entre UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), unidades intermediárias e leitos clínicos, fundamentais para o tratamento dos casos moderados e graves da Covid-19. Hoje, seis meses depois, o Estado tem 1.331 leitos hospitalares para atender a população alagoana, o que representa um aumento de 265% - um legado de novos leitos para a saúde pública alagoana.

LEIA TAMBÉM

O incremento garantiu que, mesmo durante o pico de casos de Covid-19, o Estado tivesse capacidade para atender todos os que precisaram. Em 1º de maio, quando Alagoas tinha pouco mais de mil casos confirmados de coronavírus, o estado possuía 400 leitos hospitalares e 152 deles estavam ocupados - uma taxa de ocupação de 38%.

No dia 30 de setembro, 218 pacientes ocupavam leitos hospitalares em todo o estado, um terço a mais que no início da pandemia. Mesmo assim, devido ao aumento da capacidade hospitalar, a taxa de ocupação reduziu para apenas 16% em leitos clínicos e 27% em leitos com respiradores (UTIs e Unidades Intermediárias).

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que a implantação de novos leitos foi uma estratégia fundamental no combate à doença no estado. "Alagoas tem enfrentado a pandemia da Covid-19 de forma séria e dedicada. A implantação dos leitos exclusivos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus é uma demonstração do quanto a Secretaria de Estado da Saúde se propõe a cuidar das pessoas e salvar vidas”, afirmou. 

Ao longo da pandemia, milhares de pessoas que tiveram o quadro agravado por conta da Covid-19 e precisaram de internação puderam contar com os leitos estaduais disponibilizados. “Neste período em que estamos combatendo a doença, quase 4 mil vidas foram salvas em Alagoas nos leitos geridos pelo governo", concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados