'Não existe racismo no Brasil', diz Mourão após morte de homem negro em supermercado

Publicado em 20/11/2020, às 16h11
Marcelo Camargo / Agência Brasil -

Istoé

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (20) que não existe racismo no Brasil e classificou como “lamentável” a morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, que foi morto por dois seguranças brancos em um supermercado em Porto Alegre. As informações são do jornal Extra.

LEIA TAMBÉM

Questionado sobre o caso ao chegar no Palácio do Planalto no início da tarde, Mourão afirmou que a equipe de segurança do local estava “totalmente despreparada”.

“Lamentável. A princípio, a segurança (estava) totalmente despreparada para a atividade que tem que fazer”, disse. Em seguida, o ex-presidente foi perguntado se via racismo no caso. “Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui.”

Durante a explicação, o vice-presidente fez uma comparação do Brasil com os Estados Unidos. “Eu digo para você com toda tranquilidade: não tem racismo. Eu digo isso para vocês porque eu morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá. Eu morei dois anos nos Estados Unidos. Na minha escola, que eu morei lá, o pessoal de cor, ele andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil”, justificou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cinco pessoas morrem após colisão entre caminhão e micro-ônibus no Rio Grande do Sul Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas