NASA considera uso de foguete comercial para levar cápsula ao espaço

Publicado em 14/03/2019, às 23h06
Reprodução -

Olhar Digital

A NASA planeja lançar a cápsula Orion ao espaço — mais especificamente, ao redor da Lua — no ano que vem. O lançamento seria feito com o auxílio de um foguete comercial em vez de seu futuro Sistema de Lançamento Espacial (SLS).

LEIA TAMBÉM

Jim Bridestine, administrador da NASA, disse que a agência precisa manter o compromisso de enviar a cápsula até o próximo ano. Uma maneira de fazer isso mais rapidamente seria usat um foguete, já que o SLS ainda não está pronto. "Precisamos considerar, como agência, todas as opções para alcançar esse objetivo. Uma das alternativas é lançar a Orion em um foguete comercial", diz.

A viagem planejada pela NASA teria duração de três semanas em uma ação chamada de Missão de Exploração 1. O voo deveria ser a estreia do SLS, que está em desenvolvimento há uma década e será o foguete mais poderoso quando estiver pronto. Porém, sua data de conclusão tem sido adiada há tempos em razão de problemas técnicos.

Para evitar mais atrasos, a NASA pretende enviar a cápsula em outro foguete, mas observa que não existe hoje uma opção comercial com potência suficiente para carregar a Orion, seu suporte de energia (o European Service Module) e um foguete motor até a Lua. A agência considera fazer o lançamento em duas etapas: primeiramente enviaria a Orion e seu módulo de energia, e, depois, lançaria o foguete motor, que se encaixaria nos outros dois para completar a missão.

Não foram mencionados quais foguetes são considerados para o trabalho. Atualmente, existem dois modelos nos EUA que podem lançar cargas grandes em órbita: o Falcon Heavy, da SpaceX, e o Delta IV Heavy, da United Launch Alliance.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades