Nasa faz segunda tentativa de inflar módulo experimental no espaço

Publicado em 28/05/2016, às 22h15

Redação

A agência espacial norte-americana Nasa inflou neste sábado, na Estação Espacial Internacional, um módulo experimental de tecido que pode ser uma opção mais barata e mais segura de habitação para as equipes durante longas estadias no espaço.

LEIA TAMBÉM

O astronauta Jeffrey Williams abriu e fechou repetidamente uma válvula, permitindo que o ar fluísse a partir da estação espacial para o compartimento. Cinco horas depois da operação, Williams tinha aberto a válvula 16 vezes e permitiu que um minuto de ar, ao todo, entrasse. O Módulo Bigelow Expansível, ou BEAM, mal se expandiu durante tentativa de inflação anterior de quinta-feira. A pressão no interior da câmara foi aliviada na sexta-feira para facilitar o atrito entre as várias camadas.

A Nasa pagou US$ 17,8 milhões para a demonstração da tecnologia que pode ser um futuro habitat inflável para turistas orbitarem a terra, bem como os astronautas na Lua ou em Marte.

Porque o módulo pode ser comprimido para o lançamento, os foguetes podem transportar mais carga. O protótipo, que foi levado à estação no mês passado, é a primeira habitação expansível que será testada por astronautas no espaço.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto