Neymar processa União após vazamento de investigação por sonegação fiscal

Publicado em 28/09/2016, às 15h59

Redação

O atacante Neymar entrou com uma ação contra a União pelo vazamento do processo no qual ele e seus pais são investigados por supostasonegação de impostos no Brasil. O jogador reclama que o acesso ao processo é sigiloso, porém informações foram divulgadas na imprensa sem a sua autorização.

LEIA TAMBÉM

O jogador do Barcelona pede que a União "adote medidas eficazes para evitar novos vazamentos". Ele também exige que a União "informe as medidas que estão sendo tomadas para investigação dos fatos e punição dos responsáveis pelo vazamento".

Além de Neymar, os demais autores da ação contra a União são o seu pai, Neymar da Silva Santos, sua mãe, Nadine Gonçalves, e três empresas da família: Neymar Sport e Marketing, NN Consultoria Esportiva e Empresarial e NN Administração de Bens.

DECISÃO
Em sua decisão, o juiz federal Eduardo Santos da Rocha Penteado diz que há elementos que "sugerem que a imprensa obteve acesso a informações de forma prematura, ou seja, antes mesmo de os interessados no processo administrativo fiscal terem sido intimados de atos nele praticados".

Por isso, o magistrado determinou à União que informasse o nome e a matrícula funcional dos servidores que possuem ou possuíram acesso ao processo contra Neymar e seus familiares. O juiz pede ainda o andamento processual discriminado, com datas e ocorrências.

Em setembro do ano passado, o desembargador Carlos Muta, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, determinou o bloqueio de R$ 188 milhões de Neymar. O jogador é acusado pela Procuradoria da Fazenda Nacional de sonegar impostos de 2011 a 2013, período em quem defendia o Santos e negociou sua transferência para o Barcelona.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PSG faz gol cedo, empata com Bayern em Munique e vai à final da Champions Mais um jogador brasileiro está fora da Copa do Mundo por lesão; saiba quem é Filho de craque alemão sofre grave fratura no pescoço e está fora da Copa do Mundo Endrick lidera participações em gols no Francês desde que chegou ao Lyon