No comparativo com 2020, quantidade de testes RT-PCR aumenta 80% nos três meses deste ano, analisa Lacen

Publicado em 19/03/2021, às 23h42
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O teste considerado padrão ouro para a detecção da Covid-19, logo nos primeiros dias de sintomas, é o RT-PCR. Este ano, em menos de três meses, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) recebeu 29.440 exames encaminhados dos 102 municípios do Estado.

LEIA TAMBÉM

Do total de resultados liberados pelo Lacen/AL em 2021, que somam 27.983 até esta sexta-feira (19), 13.528 deram positivos e outros 14.418 testes RT-PCR deram negativos para o novo coronavírus. Este ano, o órgão registrou um aumento de quase 80% no número de amostras recebidas para examinar, quando comparado com os 37.018 testes RT-PCR analisados em todo o ano passado.


As amostras de pacientes com a presença de sintomas gripais, entre três e sete dias, são recebidas diariamente pelo laboratório estadual, vindas de unidades hospitalares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centrais de Triagem, das vigilâncias epidemiológicas municipais e de outras unidades de saúde.

Quando os exames são recebidos no Lacen/AL, essas amostras passam por um processo de extração para a retirada do material viral colhido no Swab, que, individualmente, é encaminhado para o setor de extração do material genético, um processo que dura cerca de duas horas. Anderson Brandão, gerente do Lacen/AL, explica que após esses procedimentos a amostra segue para uma terceira etapa.

“Nos processos anteriores, nós conseguimos identificar qual o vírus está presente na amostra, que, no caso do nosso exame, é o Sars-CoV-2. Depois passamos para a amplificação do material genético, é nessa etapa que vamos detectar definitivamente a presença ou não do vírus, um processo que demora cerca de três horas. Com isso, cada exame passa pelo processo de interpretação e depois liberação”, explicou o gerente.

Os resultados obtidos com o teste RT-PCR garantem que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trace as melhores estratégias para combater a Covid-19. “Com o aumento do número de testes, vamos saber a real situação epidemiológica dos municípios e de Alagoas. Os resultados possuem uma relevância epidemiológica, porque conseguimos definir as estratégias e ações bloquearmos a transmissão do vírus”, afirmou o gerente.

Para a população em geral, as melhores medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus continuam sendo evitar aglomerações, respeitando o distanciamento social, o uso correto de máscara e a higienização das mãos com água e sabão ou usando álcool liquido ou em gel 70%.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra Pilar conquista tricampeonato no Prêmio CRIA de Melhor Creche de Alagoas Polícia Militar abre investigação contra policiais suspeitos de homicídios em Penedo e Arapiraca