No mês do júri, 63 foram condenados em Alagoas pela prática de crimes dolosos

Publicado em 06/12/2024, às 12h49
- Divulgação/TJAL

Ascom TJAL

O Mês do Júri terminou em Alagoas com 63 condenações e 64 absolvições. Das 145 sessões de julgamento pautadas pelo Tribunal de Justiça (TJAL), 108 foram realizadas, resultando em uma efetividade de 74,48%.

LEIA TAMBÉM

Os dados são do Comitê de Mobilização das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que em Alagoas é conduzido pelo desembargador Otávio Praxedes.   

"O Mês Nacional do Júri representa uma iniciativa de inquestionável relevância para o fortalecimento da justiça em nossa sociedade, contribuindo para a pacificação social e para a dissuasão da ocorrência de crimes dolosos contra a vida", disse o desembargador.

Praxedes parabenizou os integrantes do comitê pelo empenho durante a força-tarefa. Reconheceu ainda o apoio do presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, para a realização dos julgamentos. 

Intituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mutirão ocorreu em novembro, em todo o país. No estado, a ação contou ainda com apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Polícia Militar.

Mês do Júri em Alagoas

- 110 sentenças proferidas;

- 63 condenações, contando com réus presos e soltos;

- 64 absolvições, contando com réus presos e soltos;

- 9 sessões de júri envolvendo feminicídio;

- 2 sessões de júri envolvendo homicídio praticado por policial;

- 2 sessões de júri envolvendo homicídio praticado contra policial;

- Nenhuma sessão de júri envolvendo homicídio praticado contra menores de 14 anos;

- 3 sessões de júri envolvendo homicídio aguardam segundo julgamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual