No Rio de Janeiro, pessoas com Down e autismo serão priorizadas na vacinação contra a Covid-19

Publicado em 06/04/2021, às 10h27
Foto: Prefeitura de João Pessoa -

CNN

A vacinação em pessoas com Síndrome de Down e autismo está na lista de prioridades do secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, para a reunião desta terça-feira (6), com o governador Claudio Castro (PSC), no Palácio Guanabara, na zona sul da capital. Após o encontro, a medida deve ser publicada no Diário Oficial do Estado.

LEIA TAMBÉM

Chaves informou à CNN que vai começar a vacinar os portadores com Síndrome de Down, as pessoas com autismo e com paralisia cerebral. A ideia é preparar um escalonamento e acrescentar portadores de outras doenças para a rápida imunização.

“É preciso toda uma estrutura para que a imunização a esse grupo aconteça em breve. Esse grupo não pode ser esquecido”, enfatizou.

O secretário explicou que conversou com as associações de portadores de necessidades especiais antes de tomar a decisão de vaciná-los. O deputado federal Otavio Leite (PSDB), membro da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência, também encaminhou à pasta um mapeamento com 72 instituições, presentes em 41 municípios fluminenses, que podem contribuir para agilizar a vacinação deste púbico.

Vale lembrar que essa é uma parcela que compõe os grupos de risco para agravamento da Covid-19. 

Um levantamento preliminar apresentado pelo deputado à pasta aponta para a necessidade de pelo menos 7.091 pessoas a serem imunizadas prioritariamente.

“É importante enxergar na frente. Identificar pontualmente a demanda de pessoas com deficiência e organizar um fluxo estruturado da vacinação. Há várias situações em que se requer um atendimento todo especial, como é o caso dos autistas, pessoas com síndrome de Down e com paralisia cerebral”, afirmou o deputado, que busca incluir também deficientes institucionalizados ou que recebam atendimento ambulatorial no grupo com prioridade. 

O parlamentar se reuniu com o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, na manhã desta segunda-feira (5). Ao fim do encontro, o secretário confirmou a priorização.

“Vamos vacinar os deficientes com certeza, inclusive mantendo um posto 24h do Estado. Eles têm que ser prioridade. É bem claro. Já está discutido com o pessoal da vigilância, e vamos iniciar com o próximo decreto, que será no dia 19”, disse Chaves.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) recomendou no último dia (3) que a cidade adiante a vacinação contra Covid-19 para pessoas portadoras de síndrome de Down, como prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A recomendação foi expedida em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ e a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os órgãos também pedem que o município do Rio aguarde o término da vacinação de pessoas idosas, com síndrome de Down, comorbidades e deficiência para avançar aos demais grupos.

Em nota, a prefeitura do Rio informou que a Síndrome de Down já está contemplada no calendário de vacinação. "Síndrome de Down é uma deficiência permanente e, como tal, já está contemplada no calendário de vacinação unificado divulgado na quinta-feira passada, respeitando-se as faixas etárias do cronograma".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital