Sabores da Bahia no tabuleiro da Méa

Publicado em 15/07/2025, às 12h12
-

Nide Lins

“Quer acarajé, maezinha?” — quem passa ali pela Serraria no fim de tarde escuta esse chamado doce e cheio de axé. É Edmea de Ferreira, a Méa, baiana de Salvador que conquistou o coração (e o paladar!) dos alagoanos com as delícias do seu tabuleiro. Desde 2009, ela espalha tradição e sabor com acarajé, abará, cocadas, cuscuz de tapioca, caruru, vatapá e a famosa punhetinha. Tudo isso servido com um sorriso largo e um tempero que vem de berço.
Acarajé com caruru, vatapá, camarão e vinagrete
Mea chegou em Maceió por causa de uma proposta de emprego que não vingou. Mas baiana arretada não abaixa a cabeça — armou seu tabuleiro com coragem e dendê. E deu certo. Todos os dias, o aroma invade a rua feito convite. E quem prova uma vez, volta. Porque ali tem história, tem raiz, tem mãe Maria — a matriarca que ensinou a filha a fazer acarajé ainda aos 15 anos — e tem amor passado de geração em geração.
Bolinho de acarajé é perfeito
O segredo do bolinho da Mea? É braço! Ela bate a massa de feijão fradinho por 40 minutos — e toda vez que vai fazer novos, bate de novo. “É uma academia de braço”, brinca. Mas o resultado vale: o acarajé é crocante por fora, fofinho por dentro, e o camarão, que vem de Piaçabuçu (lá do Peba!), dá o sabor no ponto certo.
Abará como manda a tradição
O cliente escolhe: no prato ou no papel. O abará, cozido no vapor, vem com tudo: camarão, vatapá, caruru e bobó. E ainda tem cocadas, pra ninguém dizer que não adoçou o dia: branca, de coco queimado e uma de amendoim que é de suspirar.
Doçuras do Acarajé da Méa
Pra quem gosta de um docinho com gosto de infância, a punhetinha — ou Bolinho de Estudante — é puro afeto: feita de goma de tapioca com coco, polvilhada com açúcar e canela. O cuscuz de tapioca também é docinho e combina com cafezinho.
Cocadas tipicas da Bahia
Méa é irmã da saudosa Eliza, do acarajé do Maceió Shopping, e mãe de Maria Clara e João Arcanjo. Entre panelas e lembranças, ela segue alimentando muita gente de comida boa e boas memórias. Porque no tabuleiro da Mea tem mais que comida — tem Bahia, tem força, tem afeto.
Méa, tradição da Bahia em Maceió
 
📍Acarajpe da Méa – Serraria
 
🥙 Acarajé: R$18 (papel), R$20 (prato)
De segunda à quinta feira das 15h às 21h. De sexta a domingo das 12 h às 21h 
Av. Pres. Getúlio Vargas, 222 - Serraria (em frente ao condomínio Theotonio Vilela)
 
#ComidaBaiana #AcarajéDaMea #SaborComHistória #CulináriaAfetiva #MeaÉDendê #GastronomiaDeRua #BahiaEmAlagoas #NideIndica
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl? Guia das Comidinhas do Festival Maceió dos Prazeres