Redação
Nas minhas lembranças de infância, a batata doce sempre foi o xodó na mesa do nordestino. No meu doce lar, meu pai, seu Hermílio de Oliveira, amassava a iguaria e colocava leite de gado fresco, comprado na vizinhança, e eu acompanhava a façanha dele. Na época, em Mangabeiras tudo era sítio. Já minha mãe, dona Nia, aproveitava o charque que sobrava do feijão, desfiava, fritava, deixando os fios bem crocantes, para acompanhar a batata cozida em rodelas, com manteiga. Inesquecível, também, o doce de batata doce da marca Mangabeiras, de dona Esther, o meu predileto.
LEIA TAMBÉM
O tempo passou e a batata doce da minha infância é poderosa aliada da vida saudável. Queridinha dos atletas e esportistas, toda nutricionista a inclui na dieta.
Pães, empadas, quiches… Tudo com batata doce
Mas você sabia que o maior produtor do tubérculo é de Feira Grande? Cerca de 300 famílias vivem dessa produção, tanto que a cidade foi palco do 3º Seminário Alagoano de Horticultura e 1º Festival da Batata, com curso e oficina com receitas como brigadeiros, pão, doces e salgados para donas de casas, merendeiras e agriculturas ampliarem a possibilidade de negócios.
Claro, no final do texto tem receitas – e sem glúten – da nutricionista e consultora do Sebrae, Maria Helena.
Parte da equipe da Oficina de batata doce em Feira Grande
Segundo a nutricionista, que ministrou o curso e oficina, a batata doce contêm ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. “O tubérculo tem baixíssimas quantidades de gorduras e proteínas, porém a quantidade de fibras solúveis e insolúveis que ela possui traz vários benefícios ao nosso organismo, sendo fonte de carboidratos complexo com baixo índice glicêmico, ou seja, de lenta absorção, assim garante energia constante durante todo o treino contribuindo na hipertrofia muscular”, conclui.
Feira Grande, maior produtor de batata doce
O tubérculo é excelente alimento para a população que tem restrições alimentares como diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares e celíacos. Em Alagoas, existe a batata branca, amarela, vermelha… A mais instigante é de cor roxa por fora e dentro, e tem produção orgânica na cidade de Murici, ela é comercializada nas feiras orgânicas e, segundo Helena, a colheita acontece em início de dezembro.
Dica: Na oficina a batata doce não é cozida na água, mas no vapor para ficar mais enxuta e preservar os nutrientes. Já o ralador, é bem melhor para receitas do tubérculo.
Brigadeiros de batata doce
A merendeira Luciene Poncio, as agricultoras Irine Maria, e Maria dos Santos, todas de Limoeiro de Anadia, saíram felizes do evento porque viram na batata uma doce oportunidade de renda, além da diversidade de receitas com mais sabor, do doce ao salgado.
3º Seminário Alagoano de Horticultura e 1º Festival da Batata em Feira Grande uma ação do Governo do Estado com Sebrae/AL
Pão de batata doce
PÃO DE BATATA DOCE E LINHAÇA
INGREDIENTES:
1½ xícara (chá) de batata doce
1 xícara (chá) de fécula de mandioca
1 xícara (chá) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de fubá
200 ml de leite desnatado morno
3 ovos médio
1 colher (sopa) de açúcar demerara
80 ml de óleo de milho
1 colher (sopa) de linhaça dourada semente
11g de fermento biológico seco
1 colher (chá) rasa de goma xantana
1 colher (chá) sal
MODO DE PREPARO
por 2 minutos.
minutos em ambiente aquecido e fechado.
forno pré-aquecido por +- 30 minutos.
Brownie de batata doce e amendoim
INGREDIENTES
500g de batata doce cozida e amassada
3 ovos
200g de chocolate meio amargo
50g de açúcar demerara
80g de amendoim triturado
80g de chocolate em pó
60g de manteiga
10g de fermento em pó
MODO DE PREPARO
Reservar o amendoim triturado.
Bater no liquidificador os ovos e o açúcar por 1 minuto.
Numa tigela acrescentar os ingredientes secos aos poucos e mexer com um fuê até ficar homogêneo, por último misturar o amendoim.
Colocar em forma quadrada ou retangular e deixar assar em forno pré-aquecido por +- 25 min.
ARMAZENAMENTO
Guardar na geladeira durante 5 dias ou no freezer por 30 minutos
LEIA MAIS