Nova Carteira de Identidade permite anotar condição de doador de órgãos

Publicado em 02/03/2022, às 17h22
Foto: Agência Brasil -

TNH1 E G1

O Ministério da Justiça divulgou que a nova Carteira de Identidade, em vigor a partir desta terça-feira (1°), possibilitará a identificação se a pessoa deseja doar órgãos após a morte.

LEIA TAMBÉM

Ainda segundo Ministério da Justiça, os dados indicando ser doador ficarão no verso do novo modelo da identidade e será preciso informar, na hora de fazer o novo documento, que quer a inclusão de possível doador.

Ela também poderá solicitar a inclusão do tipo sanguíneo (A, B ou O) e fator RH (positivo ou negativo), além de outros problemas de saúde "cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida", de acordo com o decreto que autorizou a nova carteira.

Mesmo com o novo documento, entretanto, ainda será necessário que a pessoa informe a família sobre a intenção de doar os órgãos após a morte. Isso porque a retirada e doação de órgãos e tecidos só pode ser feita com a autorização familiar, conforme a legislação brasileira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil alerta para temporais em SP a partir desta terça-feira Após quase dois meses na UTI, advogada que salvou família em incêndio acorda e se comunica com familiares Empresária de 41 anos morre em acidente com Porsche em Balneário Camboriú Bilhete em mamadeira: ex-funcionária de creche alerta mãe de menino autista