Nova liga? Entenda como Libra e LFU planejam organizar Brasileirão e vender direitos

Publicado em 10/03/2025, às 11h43
- Divulgação

Folhapress

Os planos das ligas hoje existentes no futebol brasileiro Libra e Liga Forte União (LFU) convergem para um futuro em que os dois lados se unirão para organizar o Campeonato Brasileiro.

LEIA TAMBÉM

A discussão ainda é tratada como inicial, em estágio embrionário, mas há um desenho sob análise no qual elas dão origem a uma espécie de liga acima das ligas.

Essa entidade seria criada a partir da convergência de Libra e LFU, não necessariamente para abordar os direitos de transmissão do Brasileiro. Mas para outras finalidades, como organização das Séries A e B.

O UOL apurou que esse modelo já foi apresentado aos clubes em fevereiro.

A liga acima das duas ligas é apontada como um passo posterior ao cenário que Libra e LFU tentam costurar de forma imediata.

Nesta segunda-feira (10), o que se quer com mais urgência é uma junção informal sem criação de uma empresa nova que resulte no alinhamento de questões comerciais, como a venda dos direitos de TV da Série B e dos direitos internacionais.

A partir da consumação desse laço mais estreito é que haveria o avanço para a organização dos campeonatos.

Consequentemente, a "nova liga" cuidaria de aspectos inerentes ao cotidiano da competição:

Organizar o campeonato ainda abriria o caminho para negociar coletivamente novos direitos, como licenciamento para jogos eletrônicos e transmissão em sites de apostas.

Essa discussão sobre o cenário do Brasileirão corre em paralelo à meta, ainda distante, de que os dois lados se unam para venda dos direitos de transmissão da Série A.

No momento, há dois blocos de contratos para os próximos cinco anos.

O plano de organização do Brasileirão está em estágio inicial e não houve sinalização direta à CBF. Os clubes até vão se reunir com a entidade nesta semana, mas para discutir outros assuntos e também para o conselho técnico da Série A.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"