Novas estratégias são definidas para o Dia D de Combate ao Aedes aegypti

Publicado em 11/02/2016, às 17h38

Redação

No próximo sábado (13),  órgãos municipais e estaduais reforçarão as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, que marcará o novo Dia D de mobilização contra o mosquito, será realizado em 30 bairros da capital alagoana. O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que coordena as ações realizadas em todo o país, acompanhará aqui em Maceió os trabalhos a serem realizados.

LEIA TAMBÉM

“Desde que as atividades da força-tarefa foram iniciadas, no mês de janeiro, temos procurado reforçar a necessidade da participação de cada um no combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. E nesta nova etapa de trabalho, isso será ainda mais intensificado”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Antônio de Pádua, que participou das reuniões que definiram os detalhes da ação na manhã desta quinta-feira (11).

Com um reforço significativo de grupamentos da Marinha e da Aeronáutica – que vão somar forças ao trabalho de campo dos agentes de endemias, a exemplo do Exército – a mobilização do Dia D, chamado de Dia Nacional do Esclarecimento, vai percorrer os bairros a partir das 7h realizando visitas domiciliares, tratando e eliminando focos e criadouros do mosquito, fazendo busca ativa de sinais e sintomas das doenças relacionadas e procurando ampliar a conscientização da população.

“A atuação das equipes em Maceió foi definida com base nos índices de infestação predial, número de imóveis fechados ou abandonados e no número de criadouros detectados como foco de proliferação do Aedes aegypti. Com isso, vamos complementar o trabalho realizado na primeira etapa da força-tarefa, que atuou sobre 20 bairros, fechando o ciclo de intensificação em todo o município”, ressalta a coordenadora de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.

Os representantes do município lembram que a população precisa continuar mobilizada, procurando manter os reservatórios de água tamponados e evitando o acúmulo de lixo que possa acumular água, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. E ao tomar conhecimento de qualquer situação de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – é só ligar para os telefones do disque dengue (3315-5360 e 3221-2523, das 8h às 17h), informando o local, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados