Novas normas da Rua Fechada começam a valer neste domingo; saiba quais

Publicado em 13/09/2019, às 13h37
Ascom Semscs -

Secom Maceió

A área do Projeto Domingo de Lazer, também conhecido como Rua Fechada, na orla marítima, está sendo objeto de estudo para um reordenamento, com a elaboração de normas de condutas para o espaço. Os órgãos municipais envolvidos no projeto planejam a setorização das atividades, separando as áreas dos eventos, músicas e tradições; de brinquedos e brincadeiras; e área de quadriciclos, patins e skates.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, como parte das condutas, não será liberado o aluguel de equipamentos elétricos ou motorizados, a exemplo de patinetes elétricos, hoverkarts e skates elétricos, na área do Projeto Domingo de Lazer. Isso porque alguns deles podem empreender velocidade de 15 a 20 km/h, a depender do modelo, expondo a risco de atropelamentos os pedestres que circulam na área.

“Nossa principal preocupação é com a segurança da população e aquela é uma área com grande fluxo de pessoas, incluindo idosos e crianças que transitam, principalmente, a pé. Esses brinquedos e veículos elétricos envolvem o risco de acidentes, até mesmo com a possibilidade de morte. É importante que a população compreenda e colabore, inclusive, informando aos fiscais se apareceram casos dessa natureza no espaço de lazer da Rua Fechada aos domingos”, destaca o secretário.

Bolivar alerta que a medida começa a valer a partir deste domingo (13) e estarão liberados apenas equipamentos movidos à propulsão humana, como bicicletas, quadriciclos, skates e pequenas motos elétricas infantis. “É importante lembrar também que existe a ciclovia e setor específico para utilização destes equipamentos”, orienta.

Os estudos de reavaliação do projeto estão sendo realizados pelas Secretarias Municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Transporte e Trânsito (SMTT).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca