Novo formulário de visto para os EUA poderá fuçar até suas redes sociais

Publicado em 05/06/2017, às 16h19

Redação


LEIA TAMBÉM

Os Estados Unidos divulgou um novo formulário para solicitação do visto norte-americano com critérios mais rigorosos.

O solicitante poderá ser obrigado a colocar suas redes sociais e informações de vida dos últimos 15 anos (quais viagens internacionais fez, onde trabalhou e morou) para conseguir entrar no País.

O formulário é uma medida extra de segurança. Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília, menos de 1% das 13 milhões de pessoas que tentam o visto dos EUA precisará passar por essa etapa.

"O Departamento de Estado passou a solicitar informações adicionais dos solicitantes de visto do mundo todo quando o cônsul determina que elas são necessárias para confirmar a identidade do solicitante ou para conduzir uma checagem mais rigorosa", declarou o órgão.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o Departamento havia dito, anteriormente, que a novidade se aplicaria a solicitantes "que justificaram a investigação adicional em conexão com terrorismo, ou outra inviabilidade de visto relacionada à segurança nacional".

Tirar visto dos Estados Unidos: novo formulário

Fato é que está cada vez mais difícil conseguir o visto para os EUA, pelo menos para os brasileiros.

De 2015 para 2016, a taxa de triplicou de 5,36% para 16,7%. Os critérios continuam sendo muito subjetivos, mas é possível se preparar para a entrevista para o visto e se informar no site da Embaixada dos EUA no Brasil.

A Embaixada explica que o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar "viagens legítimas" para comércio, turismo, intercâmbio educacional e imigração, como justificativa para as novas informações solicitadas no formulário.

"Cada solicitante de visto para os EUA passa por uma ampla checagem de segurança, como parte do processo de solicitação de visto", disse a Embaixada, em nota. "Estamos constantemente trabalhando para melhorar esses processos e facilitar viagens legítimas enquanto garantimos a segurança das fronteiras dos EUA e do povo americano".


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos