Novo golpe no WhatsApp promete bônus de R$ 15 em créditos no smartphone

Publicado em 08/02/2017, às 10h39

Redação

Um novo golpe no WhatsApp fez mais de 300 mil vítimas em apenas dois dias, de acordo com um levantamento realizado pela empresa de segurança digital Kaspersky. O ataque oferece aos usuários do serviço de mensagens um bônus de R$ 15 em créditos caso eles se cadastrem em um link que está sendo divulgado por internautas no app. No entanto, tudo não passa de um esquema.

LEIA TAMBÉM

Ao clicar na mensagem recebida, o usuário é redirecionado para um site que tenta se passar pelo aplicativo e solicita o compartilhamento do link em todas conversas e grupos do WhatsApp. Ao fazer isso, o usuário é então redirecionado novamente, mas dessa vez para links falsos que pedem a atualização de algum aplicativo para receberem o bônus (em geral o Facebook).



O problema é que quando o usuário “atualiza” os aplicativos, ele na verdade inicia o download e a instalação de outros apps e de malwares. Esses programas têm objetivos simples: roubar os créditos dos usuários e conseguir acesso a dados pessoais armazenados no telefone. Pode ser que o número seja cadastrado em serviços de mensagens pagas também.

Para piorar, mesmo que a vítima não realize o download dos apps, ela já compartilhou o golpe no WhatsApp. Com isso, ela facilita, sem saber o trabalho dos criminosos.

Caso você tenha sido vítima deste ou de algum golpe no WhatsApp, não é preciso se desesperar. Tudo o que você precisa fazer é alertar seus contatos, cancelar os serviços em que foi cadastrado e atualizar o software móvel de proteção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo recorde do Pix: 297,4 milhões de transações em um único dia Avanços da IA: como funcionam as buscas online do Google? Militares britânicos testam laser que derruba drones a 650 km/h com precisão; assista Pix lança devolução para casos de golpe, fraude ou coerção; entenda