Alagoas

Novo mapa de distanciamento: Renan Filho diz que educação de adultos será retomada primeiro

Governador anunciou também que até a próxima sexta-feira (25) deve apresentar o plano de retorno de eventos

| 23/09/20 - 18h09
| Foto: Netto Motta/TV Pajuçara

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou na noite desta quarta-feira (23), que, com base na avaliação dos números das últimas semanas epidemiológicas, todo o estado evolui para a Fase Azul, no plano de distanciamento social, acompanhando a capital, Maceió.

Com o avanço, ficam liberados também no interior os bares e restaurantes com autorização para o funcionamento com 75% da capacidade e com horário de atendimento até às 2h. Os templos, igrejas e demais instituições religiosas também passam a funcionar com 75% da capacidade.

Durante a coletiva no Palácio República dos Palmares, Renan Filho anunciou que até a próxima sexta-feira (25) o governo deve anunciar a retomada de alguns tipos de eventos, a exemplo de festas de casamento com número limitado de participantes e aniversários com aglomeração controlada.

"Até sexta-feira nós vamos avançar na discussão, para a partir da semana que vem ter essa retomada de alguns tipos de eventos com pessoas sentadas em mesa, salões de festa, parques de diversão... Tudo isso será avaliado pelo Governo do estado, dando sequência ao trabalho que tem sido feito em Alagoas, ouvindo os técnicos da saúde e a ciência", afirmou o governador.

Retorno da educação

O governador disse ainda que está prevista para o fim deste mês a apresentação para o avanço e a retomada de alguns segmentos da educação. "Em linhas gerais, vamos retomar primeiro a educação de adultos, como o ensino superior, cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibulares, cursos de línguas e outros específicos que tem um número menor de alunos. Nós estamos estudando o plano apresentado pelos estabelecimentos privados e avaliando como e quando se dará o retorno da rede estadual", explicou Renan Filho. 

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, disse ainda que se reuniu com o segmento dos estabelecimentos privados e recebeu o protocolo elaborado para o retorno das aulas. "Baseados no pilar da proximidade, estamos sempre ouvindo todos os segmentos. Tivemos reuniões com os estabelecimentos de ensino privado, e com base no protocolo que eles apresentaram, e junto à secretaria de saúde, vamos apresentar uma possibilidade de flexibilização no ensino particular. Tivemos reuniões também com o segmento de eventos e vamos apresentar uma proposta dentro do que seja seguro e do que a saúde permita", pontuou Fábio Farias.

Renan Filho afirmou também que o estado vai possibilitar a cada município que tome a decisão da retomada das aulas. "O estado vai facultar aos municípios que avaliem, junto com o estado, e tomem a sua decisão. Sobretudo na educação básica, é fundamental que os municípios e a rede municipal se preparem para essa retomada", detalhou o governador.

Museus, cinemas e teatros

Questionado sobre como e quando se dará o retorno de museus, cinemas e teatros, o governador de Alagoas disse que esses setores podem ser liberados em breve. "Ainda não liberamos porque são lugares com sistema de refrigeração muito fechados e as pessoas ficam muito próximas. Como são serviços não essenciais, neste momento pandêmico, é melhor a gente aguardar e procurar outras alternativas. Mas daqui a pouco poderemos avançar", respondeu.

"Vamos seguir na mesma toada. Felizmente e pela colaboração de todos, o estado tem sido referência no combate à Covid. E para que a gente leve esse resultado para adiante, eu vou seguir ouvindo as recomendações da saúde porque foram elas que nos trouxeram até aqui, com um a forte redução no estado", enfatizou o governador.

Desativação do Hospital de Campanha

Também durante a entrevista coletiva, o governador disse que com a redução na taxa de ocupação de leitos, o Hospital de Campanha Celso Tavares, montado no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, será desativado na próxima segunda-feira (28). "Faremos a apresentação de quantos atendimentos foram realizados e um grande agradecimento ao Centro de Convenções, que abriu as portas para nós. Muitas vidas foram salvas ali", afirmou Renan Filho.

Por fim, o chefe do executivo solicitou que todos sigam com as medidas de proteção. "Gostaria de solicitar ao cidadão que siga colaborando, lave as mãos, mantenha o distanciamento social e use máscara sempre que sair de casa. Isso é muito importante para a gente seguir tendo um bom resultado no combate à Covid em Alagoas", finalizou Renan Filho.

A apresentação dos indicadores das últimas semanas epidemiológicas foi feita pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, que destacou que Alagoas fechou a última semana com menos de 20% na taxa de ocupação de leitos gerais no estado. Também participaram da coletiva o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Silvio Bulhões.

Veja como foi a coletiva: