Novo ministro da Ciência e Tecnologia defende mais articulação entre poderes

Publicado em 08/10/2015, às 20h32
-

Redação


O deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) destacou hoje (8), ao assumir o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o contexto e o esforço político em que chega ao comando da pasta, para ampliar a articulação entre os poderes Executivo e Legislativo.


                       Pansera diz que dará continuidade a trabalho de Rebelo na Ciência e TecnologiaMarcelo Camargo/Agência Brasil

“O Brasil passa por um grande desafio econômico e político, desafio que traz implicações diretas para a área de ciência e tecnologia. Por um lado, sinaliza para a redução de disponibilidade de recursos no curto prazo. Por outro, cria a oportunidade de revisar metas e processos para continuar apoiando a pesquisa e o desenvolvimento, de forma a aumentar as oportunidades para a melhoria e inovação de produtos, processos e tecnologias que incrementem os setores produtivos da economia, levando ao crescimento e desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Pansera, que substitui na pasta Aldo Rebelo, que passou a comandar o Ministério da Defesa.

Em discurso, Aldo lembrou as realizações nos nove meses em que chefiou o ministério, citando a inclusão de obras de infraestrutura de ciência, tecnologia e informação no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Assumi  compromissos para recompor a agenda do ministério; valorizar institucionalmente a agenda de ciência e pesquisa; reconstruir o orçamento do ministério; lutar pelo descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e liderar, dentro das minhas limitações, a agenda do ministério junto ao Executivo e ao Legislativo, aprovando algumas leis”, acrescentou Aldo.

Pansera afirmou que dará continuidade ao trabalho de Aldo Rebelo. “Nossa agenda, então, baseia-se no diálogo com a sociedade, com os parlamentares, com os partidos, com governadores e prefeitos, com movimentos sociais e com quem faz e produz ciência, com quem produz tecnologias no Brasil e para o Brasil.”

Também participaram da cerimônia os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich, da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ); e o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado