☰
✕

Novo padrão de placas começará a ser usado no Brasil nesta terça

Publicado em 10/09/2018, às 18h56
A Argentina já usa o padrão de placas do Mercosul | Divulgação/Fiat -

Redação

Depois de idas e vindas, a nova placa para os países do Mercosul finalmente começará a ser usada no Brasil. Um repentino comunicado do Detran do Rio de Janeiro confirmou a estreia do sistema a partir desta terça (11).

LEIA TAMBÉM

O Estado fluminense será o primeiro a usar as novas placas no país. Segundo o órgão, elas terão o mesmo custo da placa atual (R$ 219,35).

Inicialmente as novas placas serão usadas em veículos novos ou em automóveis que tiverem as placas atuais danificadas ou passarão por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado.

Quem não se enquadrar nesses quesitos também poderá fazer a mudança voluntariamente, bastando pagar as taxas atuais.

O que muda

A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo será as cores das letras e números (veja mais acima).

A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Caminhão carregado de bebidas tomba durante conversão no bairro do Pinheiro Carro elétrico e caminhão batem na Fernandes Lima e acidente causa lentidão no trânsito Carro avança cruzamento perto da Praça Deodoro e bate em outro veículo Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente com motocicleta na Fernandes Lima