Novo sistema de governo? Temer admite que estuda proposta de semipresidencialismo

Publicado em 21/08/2017, às 20h48

Redação

Com o tema presidencialismo bastante em voga após a "propaganda-bomba" do PSDB, qual critica o sistema atual de "presidencialismo de cooptação", Michel Temer admitiu nesta segunda-feira (21) que estuda apresentar a proposta de semipresidencialismo como alternativa de sistema de governo, sendo inspirado pelos modelos francês e português. Vale lembrar que o Brasil adota o presidencialismo como sistema de governo.

LEIA TAMBÉM

"É uma coisa extremamente útil para o Brasil [sistema de semipresidencialismo]. Minha experiência tem revelado que seria útil. Tenho conversado muito com o ministro Gilmar Mendes, que hoje está no TSE, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira, temos conversado muito sobre isso", afirmou Temer após almoço com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, onde tratou sobre relações comerciais.

No sistema de semipresidencialismo, o presidente, que é eleito por voto popular, compartilha o Poder Executivo com um primeiro-ministro e um gabinete, sendo os dois últimos responsáveis perante o Poder Legislativo. "Se vai dar certo ou não, não sabemos. Mas temos conversado sobre isso, uma das hipóteses muito úteis para o Brasil. Nós vamos alongar esses estudos para verificar qual é o melhor momento da sua aplicação e eficácia", finalizou o presidente.

Na mesma linha, Gilmar Mendes disse pela manhã em evento na cidade de São Paulo que é importante discutir o sistema de governo brasileiro e propôs justamente "algo próximo do semipresidencialismo". Neste caso, aponta o ministro, a presidência ficaria com a chefia do País e haveria um poder moderador, com as questões de governo entregues a um primeiro-ministro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado