Novo sistema de marcação de consultas é implantado em Maceió

Publicado em 04/11/2020, às 11h15
-

Redação

Uma marcação de consultas e exames de forma mais ágil e eficaz, queda no número de usuários faltosos aos procedimentos e análise das demandas dos usuários por parte da gestão. Estes são alguns aspectos abrangidos pela Portaria Nº. 081, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4),  que institui o fim do Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora). Com isso, a as atribuições do antigo complexo passam a ser absorvidas pelo Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis) e serão executadas pelo novo sistema de marcação da Secretaria Municipal de Saúde, o Sistema Regulador de Gestão (SGR). 

LEIA TAMBÉM

A solução já está implantada no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes Netto, localizado no Poço, e no Centro de Especialidades Eliane Machado,  no Centro. Em funcionamento desde agosto, o sistema já apresentou melhorias significativas na assistência aos pacientes. 

A novidade substitui o Cora e faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Modernização da Saúde. Esta ação integra o planejamento estratégico da SMS, que, entre outras ações, vem trabalhando com alternativas ao Sistema de Regulação (SISREG), fornecido pelo Ministério da Saúde. 

José Tomaz Nonô, Secretário Municipal de Saúde

“Esta atividade vem sendo estudada e trabalhada há mais de um ano entre a SMS e a Indra e depois de muito estudo com diversos setores, a solução está em fase de implantação demonstrando resultados expressivos”, disse Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra, empresa responsável pela gestão da marcação de procedimentos da SMS.

Para o secretário José Thomaz Nonô, os resultados já obtidos pelo novo sistema mostram os benefícios tanto para a população como para a gestão. “Nós trabalhamos durante esses anos para ampliar o número de procedimentos ofertados para os usuários do Sistema Único de Maceió e a cada ano vemos essa evolução. Com o novo sistema esse processo será ainda mais eficaz”, afirmou.  

Entre os resultados obtidos estão a melhoria nos indicadores de saúde, como a otimização do tempo de marcação, reduzindo em média 50% do tempo com relação ao sistema anterior, fim das filas nas unidades, pois os pacientes recebem a marcação por ligação ou WhatsApp, redução da falta dos usuários de 80% para 45%, mesmo com a pandemia, e visão integrada do mapa de ofertas, necessidades, filas e produtividade em tempo real.

Para completar o fluxo total de atendimento, o sistema irá incorporar questões envolvendo a gestão hospitalar, controle, avaliação e auditoria e financeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que acontece com o cérebro do bebê quando a gestante respira ar poluído? Aprovado projeto que reconhece pessoas com fibromialgia como PCD Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; veja quais Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; saiba quais