Novo site divulga telefones, email e endereço de brasileiros

Publicado em 07/06/2017, às 11h22

Redação

A página Telefone.Ninja reúne informações pessoais sobre milhões de brasileiros para quem quiser ver. Basta acessar a página e procurar por um nome para descobrir informações como endereço residencial, telefone celular e endereço de email.

LEIA TAMBÉM

Os donos da Telefone.Ninja apresentam-se como uma lista telefônica e alegam que todo o material divulgado na página foi obtido de maneira legal por meio de listas telefônicas públicas. A página cita inclusive a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para justificar a sua existência.

Retire os seus dados

Qualquer pessoa que se sinta exposta pode pedir a remoção de suas informações. Para isso, basta acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer a solicitação por meio de um link que existe lá. Entretanto, como a página solicita constantemente a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, seus dados podem volta para lá.

Neste caso, a exclusão definitiva só pode ser feita entrando em contato com a sua operadora de telefonia, e cabe ao assinante informar à operadora que não deseja ter as suas informações divulgadas em nenhum canto. Além disso, uma busca com seu nome ou seus dados no Google pode revelar o quanto eles já estão públicos e disponíveis pela web.

(Crédito: Reprodução / TecMundo)

Polêmica

O caso da Telefone.Ninja reascende uma polêmica já antiga. Em anos anteriores, páginas que revelavam o números do CPF de milhões de pessoas ou então outras informações pessoais também ganharam as manchetes. Desta vez, porém, apesar de polêmico, o site não parece incorrer em nenhuma ilegalidade.

A página está hospedada na Hungria, e a sua manutenção fora do Brasil dificulta bastante a ação da Justiça sobre ela. E como o site não revela nenhum dado sigiloso, ele funciona apenas como uma espécie de agregador, uma lista telefônica digital, dificultando ainda mais qualquer intervenção. De qualquer maneira, ainda é possível recorrer à Justiça caso a solicitação para a remoção das informações a seu respeito não seja atendida.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital