Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional para os servidores municipais

Publicado em 12/08/2021, às 21h39
Reprodução -

Ascom Semge

O Núcleo de Acolhimento Humanizado (NAHS) que faz parte Secretaria Municipal de Gestão (Semge) oferece, desde 2009, atendimento psicológico aos servidores do Município. O setor também integra o Programa de Valorização do Servidor e foi criado para valorizar a saúde mental e a qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM

No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco. Entre as atividades do NAHS, estão o atendimento humanizado, orientação, apoio, encaminhamentos, tudo com o objetivo de amenizar situações de estresse, desgaste mental e emocional, conflitos internos e ausências aos órgãos. O Núcleo também incentiva um calendário com eventos anuais e datas comemorativas na intenção de incluir e melhorar o fluxo de trabalho.

“Estamos vivendo um período complicado, é preciso redobrar os cuidados. E, nós, como pessoas, quase sempre achamos que a mente e os sentimentos não precisam de atenção, apenas nosso físico, e estamos enganados. Nossa secretaria está sempre atenta e deseja que nossos servidores estejam cada vez mais realizados e olhem para si mesmos”, reforçou a secretária de Gestão, Rayanne Tenório.

“É um serviço importante para o funcionamento das atividades, principalmente se tratando do âmbito sentimental. Às vezes, o servidor está cabisbaixo ou teve algum problema de adaptação no setor ou com algum colega, em casa, de saúde e pode encontrar apoio aqui. Trabalhar a saúde mental do servidor é fundamental para que ele ofereça um bom serviço à sociedade, em alguns casos específicos, até estendemos o suporte à família, o importante é o seu bem estar”, enfatiza a psicóloga da Semge e coordenadora do Programa, Marileide da Silva.

O NAHS existe em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da Semge. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade e a demanda. Durante a pandemia, o setor atendeu os servidores através de ligações e chamadas de vídeo, e também por atendimento presencial, de acordo com o agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.

“Intensificamos esse trabalho, fizemos em sistema de rodízio e mesmo com as limitações necessárias, realizados o possível para a manutenção do programa. Até por que, foi necessário estarmos firmes na entrega desse suporte, pois no período de quarentena, algumas problemáticas como ansiedade, depressão e o sentimento de solidão se intensificaram, afinal, são pessoas que viam os colegas todos os dias e mantinham uma rede de contato, e no período ficou mais difícil. Voltamos aos poucos ao funcionamento presencial, e hoje, todos que não possuem comorbidades e se vacinaram podem voltar à sua rotina”

O setor ainda está em sistema de agendamento, então, para ser atendido pelo NAHS, basta entrar em contato por e-mail nahs.semge@gmail.com e pelo telefone 3312-5015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário