Número de faltosos para a 2ª dose sobe para 25 mil pessoas em Maceió

Publicado em 17/08/2021, às 18h07
População precisa retornar a um dos pontos de vacinação para receber a 2ª dose e completar o ciclo vacinal | Gabriel Moreira/Assessoria -

Da Redação, com assessoria

Mais de 25 mil pessoas estão atrasadas para a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Maceió. A última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, feita nesta terça-feira (17), revelou que 25.405 pessoas não compareceram a um dos pontos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização, o que representa 10% de faltosos.

LEIA TAMBÉM

Do total de faltosos, 4.488 não concluíram a imunização com a vacina CoronaVac, 14.939 com a AstraZeneca, e 5.939 com a Pfizer.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, reforça a necessidade de todos concluírem a imunização para o controle da pandemia

“Vamos completar o ciclo de imunização. Os especialistas são unânimes em informar que a segunda dose é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. A Prefeitura reforçou os pontos de agendamento para a segunda dose, que também segue disponível nos pontos fixos”, explica.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) reforça que a análise considera apenas o município de Maceió e que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.

O levantamento mostra também que o número de faltosos havia se mantido entre 6% e 8% do total de vacinados com a primeira dose dentro do prazo para receber a segunda nas semanas anteriores. Nas últimas semanas, o índice subiu para 9% e 10%, respectivamente.

Onde tomar a segunda dose

A segunda dose (AstraZeneca e Pfizer) pode ser encontradas nos oito pontos fixos, estando a segunda dose da AstraZeneca também disponível em 20 unidades de saúde por agendamento (www.vacina.maceio.al.gov.br), enquanto a segunda dose da CoronaVac segue disponível apenas no Shopping Pátio.

Para se vacinar com a segunda dose, é necessário apresentar apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação. Vale lembrar que gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e vão tomar a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa e assinar, no ato da vacinação, uma autodeclaração.

Durante o mês de agosto, as pessoas que tomaram a AstraZeneca podem adiantar a segunda dose em até 7 dias da data marcada no cartão de vacinação. A secretaria reforça ainda que a vacinação da primeira dose será retomada assim que o Município receber nova remessa de imunizantes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados