Número de grávidas notificadas na Colômbia com zika sobe para 3.177

Publicado em 06/02/2016, às 18h09

Redação

O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia informou que 3.177 mulheres grávidas foram notificadas com zika no país desde o início da fase endêmica da doença, em outubro. O total de pessoas notificadas com o vírus é de 25.645.

LEIA TAMBÉM

Os números, divulgados neste sábado, constam no boletim epidemiológico da quarta semana de 2014, que mostram um balanço da infecção por zika vírus entre 24 e 30 de janeiro. Em relação à semana anterior, de 17 a 23 de janeiro, o número total de casos notificados saltou 5.348. Já entre as grávidas, foram relatados 1.061 novos casos.

O Departamento (Estado) da Colômbia que mais tem casos de zika relatado é o Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela. Na região, foram notificados 4.983 casos entre outubro e 30 de janeiro. Também é lá que há o maior número de grávidas com o vírus, 983 no período analisado.

O anúncio do aumento do número de casos notificados na Colômbia ocorre um dia depois de o governo do país informar que 3 pessoas morreram por associação com o zika. Os três infectados morreram pela síndrome neurológica de Guillain-Barré, que os cientistas vinculam ao vírus.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados