Número de linhas fixas de telefonia segue em queda no Brasil, diz Anatel

Publicado em 14/03/2017, às 17h02

Redação

A Anatel já havia anunciado que a banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicação que cresceu no Brasil em 2016. No entanto, novos números, divulgados ontem pela agência reguladora, mostram que o número de linhas fixas de telefonia segue em queda no país.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Anatel, o Brasil perdeu 1,72 milhão de linhas de telefonia fixa entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017. Esse número representa aproximadamente 4% das linhas desse tipo no país. Apenas entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, a redução foi de 0,33%.

Entre as operadoras, a que apresentou maior queda foi a Oi: ao todo, ela perdeu mais de 767 mil linhas no período, sendo mais de 50 mil apenas no último mês. A Vivo perdeu mais de 608 mil linhas e a Claro apresentou queda superior a 422 mil linhas.

Um aspecto interessante é que as operadoras menores e locais apresentaram crescimento expressivo no mesmo período. O destaque foi para Algar e Sercomtel. A Algar cresceu mais de 12%, tendo ganhado mais de 28 mil linhas no ano. A Sercomtel, por sua vez, registrou mais de 11 mil linhas, crescendo acima de 15%.

Por estado

Os três estados nos quais a redução de linhas de telefonia fixa foi maior foram Amapá (queda de mais de 13%), Rio Grande do Norte (-8,68%) e Maranhão (-8,55%). Quatro estados apresentaram aumento (Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), mas em nenhum caso o crescimento chegou a 1%.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer