Nuvem de formigas sobrevoa Reino Unido e aparece como chuva em radar

Publicado em 21/07/2020, às 16h07
Divulgação / Met Office -

CNN Brasil

Agora é preciso adicionar formigas voadoras na lista de insetos que estão aterrorizando algumas partes do mundo em 2020, junto a vespas assassinas, mariposas gigantes e gafanhotos.

LEIA TAMBÉM

O Met Office, serviço nacional meteorológico britânico, divulgou uma imagem de radar que mostrou as formigas sobrevoando a região sudeste do país. “Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz outra coisa”, informou o departamento no Twitter na sexta-feira (17).

It's not raining in London, Kent or Sussex, but our radar says otherwise...????

The radar is actually picking up a swarm of #flyingants across the southeast ????

During the summer ants can take to the skies in a mass emergence usually on warm, humid and windless days #flyingantday pic.twitter.com/aMF6RxR943

— Met Office (@metoffice) July 17, 2020

No radar do Met Office surgiu algo que parecia ser chuva, mas um meteorologista da agência afirmou que o tempo estava “seco, quente e ensolarado” naquele momento. A nuvem ficou visível no mapa meteorológico por cerca de duas horas na manhã de sexta.

Os satélites não mostraram nuvens suficientes para produzir chuva na região, segundo a Met Office. Os funcionários da agência suspeitaram que se tratava de insetos pois as partículas não se pareciam com gotas d’água e eram maiores do que elas.

As suspeitas se confirmaram quando os moradores da região começaram a publicar nas redes sociais imagens da nuvem com as hashtags #flyingants (formigas voadoras) e #flyingantday (dia das formigas voadoras).

Também houve relatos da presença dos insetos no leste do Reino Unido, mas eles não apareceram no radar, de acordo com a agência.

As formigas se tornaram uma tradição do verão britânico e muitas pessoas chamam a aparição anual desses insetos de Dia das Formigas Voadoras.

O fenômeno ocorre quando as jovens formigas-rainhas, seguidas pelos machos, deixam seus ninhos para procriar e iniciar novas colônias. As condições meteorológicas precisam estar perfeitas, e é por isso que tantas formigas escolheram voar ao mesmo tempo, de acordo com a Sociedade Real de Biologia (RSB, em inglês).

Apesar de causarem certa irritação, as formigas auxiliam o meio ambiente, afirma a RSB. Elas melhoram a fertilidade do solo e arejam a terra, permitindo que mais água, oxigênio e nutrientes alcancem as raízes das plantas.

Como as formigas não são prejudiciais, a RBS sugere que as pessoas ignorem esses insetos até que eles voem para longe dali por conta própria.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros