Redação
"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, recebeu o prêmio de melhor coprodução internacional no prêmio Lumière, na França, neste domingo.
LEIA TAMBÉM
A premiação é organizada pela Académie des Lumières, composta por correspondentes da imprensa internacional de 38 países.
"O Estrangeiro", de François Ozon, foi o destaque da noite, levando os prêmios de melhor filme, melhor ator, para Benjamin Voisin, e melhor fotografia.
"Nouvelle Vague," de Richard Linklater, conquistou dois prêmios -melhor direção para o cineasta americano e revelação masculina para Guillaume Marbeck.
"O Agente Secreto" também disputa dez categorias no International Cinephile Society Awards. A premiação anual promovida pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS) recebe votos de críticos e jornalistas. Os resultados da 23ª edição do evento serão divulgados no dia 8 de fevereiro.
O longa, que já ganhou duas estatuetas no Globo de Ouro, também está cotado para o Oscar.
A votação anônima para indicações ao Oscar foi encerrada nesta sexta (16), às 22h no horário de Brasília. Segundo a revista Variety, a disputa pela estatueta dourada está muito mais imprevisível do que o consenso dos especialistas sugere. O anúncio dos indicados acontece na quinta (22), a partir das 10h30, e pode ser acompanhado pelo site oficial da premiação, além das plataformas de streaming Hulu e Disney+.
As produções internacionais enfrentam divisão de votos e isso pode enfraquecer títulos elogiados. É o caso dos filmes norueguês "Valor Sentimental", brasileiro "O Agente Secreto", sul-coreano "No Other Choice" e francês "Foi Apenas um Acidente", que também querem disputar a categoria de melhor filme.
De acordo com a Variety, a categoria de melhor ator parece estar aberta entre Timothée Chalamet, por "Marty Supreme", Leonardo DiCaprio, por "Uma Batalha Após a Outra", Ethan Hawke, por "Blue Moon", Michael B. Jordan, por "Pecadores", Wagner Moura, por "O Agente Secreto", Jesse Plemons, por "Bugônia", e uma possível surpresa: Joel Edgerton, por "Sonhos de Trem".
LEIA MAIS