O desalento de um cientista político

Publicado em 17/09/2025, às 11h00

Flávio Gomes de Barros

O professor Eduardo Magalhães, aposentado da Universidade Federal de Alagoas e do Cesmac, é um dos profissionais mais experientes e conceituados na área de educação superior aqui no Estado.

LEIA TAMBÉM

Tem dois PHDs em Ciência Política nos Estados Unidos, onde residiu por 16 anos, e por conta disso é constantemente requisitado para palestras e entrevistas.

Apesar de um enorme conhecimento, mantém uma simplicidade bastante peculiar.

Do alto da sua experiência, manifesta profundo descontentamento e desalento com os rumos que tem tomado a humanidade, no que se inclui o Brasil.

É dele o texto a seguir:

"Em minha experiência de mais de cinquenta anos de permanente contato, principalmente, com pessoas no começo da idade adulta, tenho observado o surgimento de um estado de espírito avolumando-se progressivamente na direção do descontentamento, da frustração e da desilusão com a vida.

No Brasil, nos últimos 20 anos, tenho visto crescer um sentimento de desesperança e desapego às tradições, aos bons costumes, aos sentimentos de solidariedade e amor, culminando, ultimamente, com o vertiginoso crescimento da intolerância, do desrespeito mútuo e do ódio.

Vivemos hoje em todo o mundo, um dos piores momentos do movimento civilizatório da Humanidade que afeta a todos nós, sem exceção, uns mais e outros menos, mas que faz com que todos nós soframos as mesmas deletérias consequências"

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar