O pleito do povo Kucuru-Kariri ao presidente Lula

Publicado em 26/01/2026, às 07h40

Flávio Gomes de Barros

Não ganhou a devida divulgação um documento encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua visita a Maceió, na sexta-feira passada.

LEIA TAMBÉM

Trata-se da “Carta do povo Kucuru-Kariri ao Presidente da República e à sociedade alagoana”.

No texto, uma cobrança “pela homologação definitiva de nossas terras”, em Palmeira dos Índios, “como ato de justiça histórica, de fiel cumprimento da Constituição Federal de 1988 e de promoção da paz social”.

O pleito é resumido numa frase: “Defendemos que a eventual retirada das famílias não indígenas que ocupam nosso território seja conduzida pelo Estado com responsabilidade, diálogo e respeito à dignidade humana, conforme os princípios da justiça social.”

Objetivamente, os indígenas palmeirenses explicam o que pretendem, caso obtenham a homologação definitiva do território:

“Queremos nossas terras para semear, colher, partilhar e rezar. Não para a especulação, mas para a vida que brota, resiste e permanece.”

Pode até não parecer, mas essa questão é uma das mais complexas das que dependem, em Alagoas, de uma solução jurídica com componente político.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Braskem já registrou como seus os imóveis que indenizou em Maceió Deputado e vereador denunciam golpe da casa própria Opinião: "A bandalha das emendas" Análise: "A banalização do termo fascista"