O protagonismo de Alagoas na política nacional

Publicado em 03/02/2026, às 08h00

Flávio Gomes de Barros

O retorno dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional implica em duas preocupações para o governo Lula (PT), com perspectivas de implicações eleitorais.

LEIA TAMBÉM

Uma delas diz respeito à retomada das atividades da CPMI que apura a roubalheira dos aposentados e inativos do INSS e, especialmente, o pedido do relator, deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), para quebra de sigilo bancário e fiscal de Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente da República, por seu envolvimento, apontado pela Polícia Federal, com o Careca do INSS, principal indiciado.

Outro caso a preocupar o Palácio do Planalto é o chamado Caso do Banco Master, que envolve figurões do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e está sendo alvo de investigação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida pelo também alagoano Renan Calheiros (MDB).

Interessante é que as primeiras aouraçoes indicam profundas ligações entre as fraudes do INSS e as do Banco Master.

Através de Alfredo e de Renan, Alagoas ganha os holofotes nacionais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Um caso típico de desrespeito à cidadania O Plano Diretor de Maceió continua só na promessa A controversa herança política de Jair Bolsonaro Outra versão sobre Fernandes Lima e o Quebra de Xangô