O que acontece com seus dados na internet quando você morre?

Publicado em 06/11/2025, às 22h51
- Tânia Rêgo/Agência Brasil

Extra Online

Ler resumo da notícia

Você já pensou no seu testamento digital? Calma, não precisa escolher agora quem vai herdar os memes, a senha da Netflix ou as 1.529 fotos de prato de comida no celular. Mas a verdade é que, se a gente cuida tanto de CPF e senha do banco, talvez seja bom resolver também o que vai acontecer com nossa vida on-line quando a gente der “logout” definitivo.

LEIA TAMBÉM

Porque, diferentemente do corpo, que vai embora, seus dados continuam firmes e fortes na nuvem — e com espaço “ilimitado”. Quem fica com as senhas? Ao contrário do cachorro, da casa e das suas coleções, as senhas do e-mail e do Instagram não estão automaticamente na partilha de bens. Cada rede social tem sua regra. Veja abaixo:

Testamento tecnológico

Tem gente que já escreve testamento dizendo sobre senhas, o que fazer ou não fazer com suas redes sociais, os arquivos acumulados até então, conteúdos produzidos e tudo mais. Outros contratam empresas especializadas em pós-vida digital — elas guardam suas senhas e só liberam quando for comprovado que você de fato “subiu” para a nuvem.

E se eu não fizer nada? Nada acontece. Quer dizer... Muita coisa acontece: seu e-mail continua recebendo spam, seus grupos vão marcar eventos e as pessoas vão continuar sem resposta (como sempre). Ou seja, seu corpo descansa em paz, mas seus dados... Esses ficam imortais.

Então, talvez valha a pena reservar uns minutinhos hoje para decidir quem vai cuidar deles amanhã. Seja por amor à organização — ou medo de alguém descobrir seus prints guardados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Adolescentes terão que vincular redes sociais ao perfil dos pais no Brasil; entenda Busca de perfis políticos apresenta falhas em aplicativos da Meta Fim de ano corrido? Veja como a IA pode ajudar nas festas de dezembro Acesso à IA no Brasil é marcado pela desigualdade social dos usuários