O que acontece no seu corpo quando você toma água com limão todo dia?

Publicado em 19/03/2025, às 08h00
- Pexels

VivaBem/UOL

Junte água e limão e você tem uma mistura poderosa em termos nutricionais. A primeira é o alimento mais importante entre todos e participa da maioria das funções do nosso corpo. Já o segundo é uma fruta rica em vitamina C, que não pode ser estocada e precisa ser reposta por meio da dieta porque diferentes processos metabólicos dependem dela.

LEIA TAMBÉM

Apesar de toda essa importância, a fama da dupla se deve ao seu aclamado efeito emagrecedor. Mas os especialistas em nutrição advertem: não dá mais para acreditar que o consumo de apenas um alimento —isoladamente— e sem as devidas mudanças no estilo de vida se associa a esse benefício.

Por dentro de um shot de água com limão

A dupla promove hidratação e pode ser uma boa ideia para quem tem dificuldade para se hidratar diariamente. Para garantir maior consumo de água, basta diluir o limão em uma maior quantidade dela.

Você pode usar um limão espremido para um copo de 150 ml de água e repetir a dose ao longo do dia. Confira os nutrientes contidos em 100 g de limão tahiti (1 unidade):

Os reais efeitos no seu corpo

Beber água com limão não tem efeito milagroso, mas a prática é vista pelos especialistas como uma estratégia que colabora para o consumo diário da quantidade de vitamina C suficiente para atender às funções que ela tem em nosso organismo.

Os benefícios comprovados da vitamina C


Você colabora para a saúde do maior órgão do seu corpo

Garantir o consumo diário de vitamina C promove a produção (biossíntese) do colágeno, a proteína mais abundante do nosso organismo e que se concentra em vários tecidos como pele (nosso maior órgão), ossos, ligamentos, tendões e cartilagens.

Outro papel do colágeno é garantir a boa cicatrização dos tecidos.

Você combate os efeitos dos radicais livres

O principal polifenol presente no limão é a eriocitrina. Trata-se de um antioxidante poderoso encontrado na casca e no suco da fruta, que atua na neutralização dos radicais livres que são moléculas que causam danos às membranas das células.

O excesso desses radicais está associado a disfunções celulares. A longo prazo, tal desequilíbrio pode levar a doenças crônicas.

Você previne os incômodos da gripe

Para funcionar como devem, as células de defesa do corpo —os linfócitos— precisam da vitamina C. Daí nasceu a fama de ela proteger contra doenças como a gripe e os resfriados que foi parcialmente desbancada pelas evidências científicas atuais.

Você aproveita mais os nutrientes que consome

A prática popular de comer laranja depois de uma feijoada faz sentido quando entendemos que a vitamina C contida nas frutas cítricas têm um papel na absorção do ferro —especialmente o ferro não-heme, encontrado em plantas como feijões e lentilhas.

Embora seja desencorajado pelos especialistas o consumo de líquidos durante as refeições, tomar um shot de água com limão na hora do almoço, por exemplo, pode facilitar a secreção de enzimas digestivas, melhorando processos digestivos, inclusive a digestão de proteínas.

Contraindicações

Apesar de não existirem restrições específicas para o consumo de água com limão, pessoas com enfermidades como refluxo gastroesofágico, gastrite, esofagite, etc., podem ter maior desconforto ao consumir alimentos ácidos.

Assim, antes de colocar em prática essa medida, é preciso avaliar se há algum tipo de intolerância individual.

Existe dose e hora certa para o consumo?

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados