O que é 'alerta 3', dito por controlador após acidente aéreo nos EUA

Publicado em 30/01/2025, às 13h12
O que é 'alerta 3', dito por controlador após acidente aéreo nos EUA - Reprodução

Ludimilia Honorato / Folhapress

Um áudio da torre de controle mostra que um dos controladores falou em "alerta três" após o acidente envolvendo um avião comercial e um helicóptero do Exército dos EUA, em Washington. As autoridades acreditam que não há sobreviventes.

LEIA TAMBÉM

O QUE É ALERTA 3? - Sinal da ocorrência de um acidente. Diretrizes de aeroportos dos EUA explicam que o alerta 3 corresponde a um acidente já ocorrido ou que pode acontecer. "Indica que uma aeronave caiu dentro ou fora do aeroporto, ou há uma grande probabilidade de a aeronave cair, ou o piloto indicou que o trem de pouso não funcionará e, portanto, eles terão que fazer um pouso forçado no aeroporto", diz os documentos.

Resposta ao alerta é imediata. O nível de alerta requer que todas as unidades emergências se dirijam ao local do acidente, com as equipes e veículos previamente definidos nas diretrizes.

OS OUTROS DOIS ALERTAS SÃO:

Choque e surpresa em áudio - Áudio da torre de controle mostra a reação dos controladores antes e depois do acidente. Um controlador pergunta se o PAT-25 (sigla dada ao helicóptero Black Hawk) conseguia enxergar o CRJ (sigla dada ao avião) pouco antes da colisão. Depois, ele orienta o helicóptero a passar por trás do avião comercial.

No momento em que o controlador vai dar novo comando, funcionários reagem. "Oh meu Deus", diz uma das controladoras, no fundo da ligação, pouco antes de o áudio ser cortado. "Bateu, bateu, bateu, este é um alerta três", diz um dos controladores, por volta do momento do choque.

Em seguida, outra aeronave fala com o controle de tráfego aéreo: "Torre, você viu isso?", aparentemente referindo-se à colisão. Um controlador de tráfego aéreo redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan Washington para dar a volta.

"Não sei se você entendeu o que aconteceu há pouco, mas houve uma colisão na aproximação da 33. Vamos fechar todas as operações por tempo indeterminado, se você quiser voltar até o portão", disse o controlador a um piloto que estava em solo pouco após o acidente.

O acidente no rio Potomac foi filmado por uma webcam no John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington. O vídeo mostra a aeronave explodindo em chamas e caindo na terra depois de ser atingida pelo helicóptero.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influencer morre aos 26 anos momentos após dar à luz gêmeos 'Amante' é flagrada fugindo pela janela do 10º andar de prédio; assista Influencer é preso após postar selfie em frente a incêndio com 159 mortos e chamar vítimas de 'pecadoras' Mulher é condenada por compartilhar fotos do parto do neto no Facebook