Flávio Gomes de Barros
Texto de Rodrigo Narciso, na newsletter "Investindo por aí":
LEIA TAMBÉM
"A Unidade Marituba da Usina Caeté alcançou um marco significativo em sua trajetória ao ser recomendada à certificação ISO 9001, após auditoria realizada no último mês de janeiro. O processo avaliou a conformidade do sistema de gestão da qualidade com os requisitos rigorosos da norma internacional, atestando a excelência operacional da unidade da empresa.
Taciane Gomes, coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Usina Caeté, conta que o processo para conseguir uma certificação como a ISO 9001 é desafiador e meticuloso.
'Os principais desafios foram compreender e aplicar os requisitos da ISO 9001 na rotina da organização, promover o engajamento das equipes e fortalecer a cultura de qualidade', diz a coordenadora. 'Outro ponto importante foi mapear, avaliar os riscos e padronizar processos, além de definir indicadores, organizar a documentação e tratar de forma eficaz as não conformidades, garantindo a melhoria contínua do sistema de gestão', conclui.
Em um ambiente industrial cada vez mais competitivo, Taciane Gomes destaca que uma certificação como a ISO 9001 representa não apenas o reconhecimento de processos bem estruturados, mas também a garantia de mais controle e confiabilidade nos processos da empresa para clientes e parceiros comerciais.
'A certificação ISO 9001 é muito importante para a indústria, pois fortalece a padronização dos processos, melhora a eficiência operacional, assegura a qualidade dos produtos e serviços', afirma. 'A recomendação à certificação ISO 9001 demonstra que a Usina Caeté – Unidade Marituba possui um sistema de gestão estruturado, com processos controlados, foco em resultados e compromisso com a melhoria contínua e com a sustentabilidade', comenta.
A coordenadora relata que, para a equipe da Unidade Marituba, a conquista é fruto de um esforço coletivo e do comprometimento de todos os colaboradores. Taciane Amorim celebrou a conclusão dessa etapa: 'A notícia da recomendação à certificação foi recebida com muita alegria pelos colaboradores da Usina Caeté – Unidade Marituba, gerando um sentimento coletivo de orgulho, reconhecimento e motivação', conta Taciane Gomes..."
LEIA MAIS
Análise: "Lula deve temer reação da 'família conservadora'?" O que leva Renan Filho a pretender ser novamente governador? Microcrédito do BNB em 2025: R$ 1 bilhão em Alagoas Uma constatação: “Lula erra e Flávio cresce”