Flávio Gomes de Barros
Reportagem de Otávio Preto e Isabela Ortiz:
LEIA TAMBÉM
“Só nesta semana, duas grandes empresas recorreram à Justiça para reorganizar suas dívidas. O Grupo Gennius, dono das redes Habib’s, Ragazzo e Tendall, pediu recuperação judicial. Já a petroquímica Braskem protocolou pedido de recuperação extrajudicial.
Com os novos episódios, agosto já soma cinco casos emblemáticos: três de recuperação judicial e dois de recuperação extrajudicial. E há diversos fatores em comum entre eles.
A lista deste mês inclui a Alliança Saúde, a Marabraz e as Casas Bahia. Considerando todo o ano de 2026, são 12 pedidos de recuperação judicial ou extrajudicial.
'A recuperação judicial permite que empresas renegociem suas dívidas sob supervisão da Justiça. Já na recuperação extrajudicial, a companhia negocia a reorganização das dívidas diretamente com os credores. Nos dois casos, o objetivo é evitar a falência e criar condições para que a empresa continue funcionando.
Por que tantas recuperações?
Os pedidos de recuperação judicial e extrajudicial têm algumas causas em comum. Entre as principais estão:
Para Cristina de Mello, professora da PUC-SP, os problemas financeiros das empresas podem ter origens diferentes, ainda que alguns fatores se repitam. “A gente não pode associar a todas o mesmo problema. Tem causas comuns, sim, mas há causas muito específicas e muito particulares”, afirma.
No caso da Marabraz, por exemplo, ela cita conflitos societários e familiares que comprometeram a renovação de linhas de financiamento e dificultaram o acesso a crédito.
O cenário também é especialmente difícil para companhias do varejo porque muitas trabalham com margens estreitas. “São empresas que precisam muito de capital de giro”, diz Mello.
Segundo Eduardo Terra, fundador da BTR Retail, o momento em que as dívidas foram contraídas ajuda a explicar parte dos problemas. Ele afirma que diversas empresas cresceram no período pós-pandemia recorrendo a empréstimos na expectativa de recuperar os lucros de antes da Covid-19. Depois, porém, se depararam com um custo maior do que o previsto para pagar essas dívidas.
“[A taxa Selic] veio aumentando por uma série de motivos econômicos e chegou a 15%. Agora, está em um ciclo lento de baixa. O problema é que o endividamento dessas empresas, que cresceram durante a pandemia, ficou muito caro”, explica.
E não é só isso. O Grupo Gennius, do Habib's, afirmou em seu pedido de recuperação que a mudança no comportamento dos consumidores depois da quarentena foi um dos fatores responsáveis pela crise financeira. Para os restaurantes, o aumento dos pedidos por delivery e a menor circulação de pessoas nas unidades contribuíram para o fechamento de diversas lojas.
Paula Sauer, professora da FIA Business School, afirma que a rede enfrenta custos elevados com matérias-primas, energia, salários e aluguel, enquanto atua em um segmento de preços baixos e com muitas opções para o consumidor...."
2ª FEIRA
2ª - Os suplentes de senador
2ª - Em Alagoas, o ministro dos Transportes, George Santoro, entrega nesta segunda-feira (31), a nova travessia urbana de Santana do Ipanema e a revitalização de 56 quilômetros da BR-316/AL, entre o povoado Carié, no município de Canapi, e Cacimbinhas. As obras receberam investimento de R$ 48,3 milhões.
Na BR-316/AL, as obras abrangem trechos de seis municípios: Canapi, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos e Cacimbinhas.
Os trabalhos fazem parte da restauração de diferentes trechos da estrada, com um aporte total de R$ 235,6 milhões. A rodovia é um dos principais corredores logísticos de Alagoas e conecta municípios do Sertão a outras regiões do estado e do Nordeste.
Em Santana do Ipanema, as intervenções foram executadas no trecho urbano da BR-316, com adequações no tráfego e na segurança viária para melhorar a circulação dos motoristas que trafegam pela rodovia no município, que recebe diariamente um alto fluxo de veículos leves e de carga.
Serviço
Entrega da travessia em Santana do Ipanema e revitalização da BR-316/AL - Carié-Cacimbinhas. Data: Segunda-feira, 31 de agosto
Horário: 9h. Local: Pátio do DNIT de Santana do Ipanema - BR-316/AL, Km 83,
LEIA MAIS
Saiba o papel da Defensoria Pública, às 8h30m de hoje, na TV Pajuçara Análise: "O que Lula ofereceu para Davi Alcolumbre?" Evento cultural neste sábado na Comunidade Espírita Nosso Lar O "fantasma" que ameaça a reeleição de Renan Calheiros