O que muda na sua conta de luz com o novo número de identificação nacional

Publicado em 07/01/2026, às 21h11
- Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

Estado de Minas

Ler resumo da notícia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que todas as faturas de energia do país passarão por uma mudança. Em 2026, um novo número de identificação nacional padronizará a forma como os consumidores são registrados pelas distribuidoras.

LEIA TAMBÉM

Essa alteração tem o objetivo de centralizar os dados e simplificar a comunicação entre clientes e empresas. Com um código único, o sistema se torna mais integrado, facilitando processos como a troca de titularidade ou a solicitação de serviços, mesmo que o consumidor mude de estado.

O novo identificador substituirá gradualmente o número antigo, que variava de acordo com cada concessionária de energia. A transição será feita de forma automática pelas distribuidoras, sem que o consumidor precise tomar qualquer atitude.

Durante um período de até 12 meses, é possível que ambos os números, o antigo e o novo, apareçam na mesma fatura para facilitar a adaptação.

O que muda na prática para você?

A implementação do código nacional não altera valores ou a forma de cobrança, mas aprimora a gestão das informações. O número de instalação pelo novo identificador de 15 dígitos continuará sendo o código utilizado para registrar falta de energia, solicitar serviços e acessar os canais de atendimento.

Para localizar o novo número, basta verificar a sua fatura de energia. Ele geralmente fica localizado na seção de dados do cliente, próximo ao seu nome e endereço. A novidade busca modernizar o sistema e trazer mais eficiência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acordo entre Mercosul e UE pode elevar o PIB do Brasil em 0,46% até 2040 Relator no TCU recua e suspende inspeção no Banco Central sobre caso Master Reajuste das aposentadorias do INSS acima do mínimo sai nesta sexta-feira (9) Turismo europeu impulsiona mercado imobiliário e consolida Maceió como destino de investimentos