O que são sáficas e aquileanos? Entenda novos termos relacionados à sexualidade

Publicado em 18/03/2025, às 11h33
- Freepik

Jenny Perossi/Gazeta de SP

A comunidade LGBT+ está em constante evolução, e novos termos surgem para designar as novas fases e debates pelos quais a comunidade passa. Dois termos importantes que surgem para incluir e simplificar o debate são “sáficas” e “aquileanos”. 

LEIA TAMBÉM

Uma questão muito em voga no ativismo gay do século 21 é o reconhecimento das diversas identidades de gênero, e os termos aparecem no novo contexto de debates. Você sabe o que esses termos significam?

Safo de Lesbos - O termo “sáficas” é utilizado para designar mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero designado no nascimento) e transgênero, além de outras identidades femininas, que se atraem romântica e sexualmente por outras mulheres. Safo foi uma poetisa que viveu na Grécia Antiga no século 6 antes de Cristo.

Safo é famosa até hoje por suas poesias de amor e romance entre mulheres. Ela viveu na ilha de Lesbos, e é por causa dela também que surge o termo lésbica, que antigamente designava pessoas provenientes da ilha.

A diferença é que, ao falarmos “sáfica”, estamos incluindo também mulheres que não se atraem exclusivamente por mulheres, como bissexuais (que se atraem por todos os gêneros) e pansexuais (cuja atração não é modelada por aspectos de gênero).

O termo também pode ser utilizado para designar pessoas do espectro feminino mas que não necessariamente se identificam como mulheres, como pessoas não-binárias. O importante é que sejam pessoas do campo do feminino se atraindo por outras do campo feminino.

O uso da palavra “lésbica” por identidades não binárias e trasmasculinas é alvo de discussões acaloradas no meio LGBT+. 

Aquileanos 

Já o termo “aquileano” é utilizado para designar identidades masculinas, mas não necessariamente homens, que se atraem por outras identidades masculinas. 

No balaio entram homens cisgênero e transgênero gays, bissexuais, pansexuais, transmasculinos e algumas formas de identidades não-binarias. O termo advém de Aquiles, famoso herói grego com ponto fraco no calcanhar.

A relação de Aquiles com o soldado grego Pátroclo durante a guerra de Troia é um dos elementos centrais da Ilíada, o poema épico de Homero que serve como uma das bases de estudo da cultura e língua grega clássica.

Embora Homero não tenha dito explicitamente que os dois guerreiros estavam enamorados, a relação dos dois era descrita como muito próxima. Outros escritores clássicos como Ésquilo, Ésquines e Platão descrevem a relação dos dois como um romance homossexual.

Relações naturais

Tanto Safo quanto Aquiles nos ajuda a entender que, em outras culturas a homossexualidade pode ser vista como tão natural quanto as relações heterossexuais, entre homens e mulheres cisgênero.

O preconceito e a discriminação contra indivíduos LGBT+ é justificado por ser “contra as tradições” e “não-naturais”. Esse argumento, além de mentiroso, só serve para demonstrar que todo preconceituoso é, na realidade, uma pessoa ignorante. 

Afinal, a diversidade sexual e de gênero sempre existiu e merece ser celebrada!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões