O raro alinhamento de cinco planetas que pode ser visto em junho

Publicado em 09/06/2022, às 08h42
Imagem da Nasa indica posição de Vênus, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e da estrela Fomalhaut -

BBC Brazil News

É um espetáculo raro: só pode ser visto uma vez a cada 18 anos. Durante este mês de junho, será possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

LEIA TAMBÉM

Eles são os vizinhos mais próximos da Terra — e, para observá-los, não será necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo (sem nuvens).

Embora a qualidade da observação seja melhor nas zonas rurais — que costumam ter céus mais escuros —, o espetáculo pode ser admirado a partir das cidades.

Do grupo dos cinco planetas, Mercúrio é normalmente o mais difícil de visualizar devido à sua proximidade com o Sol, do qual se afastará gradualmente durante este mês de junho, o que facilitará a sua observação.

De acordo com especialistas, o melhor dia para ver esta conjunção será 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e será visível até uma hora antes do amanhecer.

Além disso, em 23 de junho a Lua estará localizada entre Vênus e Marte — justamente no lugar que corresponderia à Terra —, assim será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.

A última vez que esta conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 — e só vai se repetir novamente em 2040.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto